(Unit Maceió)
As ligações químicas entre os átomos e as moléculas têm como consequência propriedades dos materiais e das substâncias químicas. As interatômicas são formadas quando átomos doam, recebem ou compartilham elétrons, procurando atingir a configuração eletrônica de um gás nobre e no processo se estabilizam.
Considerando-se algumas propriedades físicas das substâncias químicas representadas na tabela, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
Trens MAGLEV, que têm como princípio de funcionamento a suspensão eletromagnética, entrarão em operação comercial no Japão, nos próximos anos. Eles podem atingir velocidades superiores a 550km/h.Considere que um trem, partindo do repouso e movendo-se sobre um trilho retilíneo, é uniformemente acelerado durante 2,5 minutos até atingir 540km/h.
Nessas condições, a aceleração do trem, em m/s2 é:
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
No calendário utilizado atualmente, os anos são numerados em uma escala sem o zero, isto é, não existe o ano zero. A era cristã se inicia no ano 1 depois de Cristo (d.C.) e designa-se o ano anterior a esse como ano 1 antes de Cristo (a.C.). Por essa razão, o primeiro século ou intervalo de 100 anos da era cristã terminou no dia 31 de dezembro do ano 100 d.C., quando haviam decorrido os primeiros 100 anos após o início da era. O século II começou no dia 1 de janeiro do ano 101 d.C., e assim sucessivamente.
Como não existe o ano zero, o intervalo entre os anos 50 a.C. e 50 d.C., por exemplo, é de 100 anos. Outra forma de representar anos é utilizando-se números inteiros, como fazem os astrônomos. Para eles, o ano 1 a.C. corresponde ao ano 0, o ano 2 a.C. ao ano −1, e assim sucessivamente. Os anos depois de Cristo são representados pelos números inteiros positivos, fazendo corresponder o número 1 ao ano 1 d.C.
Considerando o intervalo de 3 a.C. a 2 d.C., o quadro que relaciona as duas contagens descritas no texto é:
- História | 6.06 EUA no Século XIX
Disfarçado com nomes como A conquista do Oeste ou Vaqueiros e índios, esse golpe final da história ocidental tem a mesma popularidade na América Latina [...] e no Quartier Latin de Paris, onde se podem comprar enormes chapéus de vaqueiro, cordas de amarrar gado e botas de vaqueiro feitas com couro sintético do Oriente. [...] Nos Estados Unidos a plateia continua a crescer ainda hoje e continua tão crédula quanto sempre em relação a ficções sobre a vitória e os adversários derrotados. Poucos compreendem ou se importam com o fato de que esse episódio final é na realidade um retrato da civilização ocidental, tão irônico quanto trágico.
TURNER, F. O espírito ocidental contra a natureza. Rio de Janeiro: Campus, 1990 (adaptado). VOT2020.
No trecho apresentado, a cultura “western” expressa, por exemplo, nos filmes de faroeste, é tratada como espetáculo relativo a um episódio considerado irônico e trágico da civilização ocidental. A parte trágica dessa história ocorreu em virtude da
- Física
Um corpo de massa 10 kg é preso a uma mola, produzindo, assim, um alongamento de 5 cm (Figura A). Coloca-se, agora, esse conjunto mola‐corpo sobre um plano inclinado è isento de atrito (Figura B). Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, cos è = 0,8 e sen e = 0,6.
É CORRETO afirmar que no plano inclinado a mola sofre um alongamento de:
- História | 3.5 Nova
Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil. 15 nov. 1989.
O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma dessas continuidades consistiu na