(UNICENTRO) Dentre os modelos de ligações químicas utilizados para determinar a forma geométrica de uma molécula, está o de repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. A partir da aplicação dos princípios desse modelo, na determinação da estrutura molecular, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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Available at: http://www.olympic.org/en/content/Olympic-Games/Vancouver-2010/Vancouver-2010/
Accessed on May 11th 2010.
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Substantivos
Leia o texto.
Disponível em: <http://maesamigas.com.br/um-dia-no-sitio-do-pica-pau-amareloooo/>. Acesso em: 20 fev. 2017.
Nisto dobraram uma curva do caminho e avistaram ao longe o casario de uma cidade. Na mesma direção, mais para além, viam-se outras cidades do mesmo tipo.
— Que tantas cidades são aquelas, Quindim? — perguntou Emília. Todos olharam para a boneca, franzindo a testa. Quindim? Não havia ali ninguém com semelhante nome.
— Quindim — explicou Emília — é o nome que resolvi botar no rinoceronte.
— Mas que relação há entre o nome Quindim, tão mimoso, e um paquiderme cascudo destes? — perguntou o menino, ainda surpreso.
— A mesma que há entre a sua pessoa, Pedrinho, e a palavra Pedro — isto é, nenhuma. Nome é nome; não precisa ter relação com o “nomado”. Eu sou Emília, como podia ser Teodora, Inácia, Hilda ou Cunegundes. Quindim!...
Como sempre fui a botadeira de nomes lá do sítio, resolvo batizar o rinoceronte assim — e pronto!
Emília no país da gramática, de Monteiro Lobato. São Paulo: Global, 2009.
Glossário
Casario – série ou conjunto de casas.
Franzir – formar rugas; contrair; enrugar.
Paquiderme – animal com pele espessa.
Botadeira – aquele que coloca, nesse caso, nome e/ou apelido nos seres.
Pinte 3 substantivos próprios.
Circule 3 substantivos comuns.
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Para resolver a questão analise as imagens a seguir.
Identifique os símbolos de poder nas duas imagens.
- Física | B. Resistores
(UEFS) A resistência elétrica do filamento de uma lâmpada de 100,0 W de potência ligada em uma tomada de 220,0 V é igual, em Ω, a
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UDESC) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
“A unidade básica de resistência no sistema escravista, seu aspecto típico, foram as fugas. (...) Fugas individuais ocorrem em reação a maus tratos físicos ou morais, concretizados ou prometidos, por senhores ou prepostos mais violentos. Mas outras arbitrariedades, além da chibata, precisam ser computadas. Muitas fugas tinham por objetivo refazer laços afetivos rompidos pela venda de pais, esposas e filhos. (...) No Brasil, a condenação [da escravidão] só ganharia força na segunda metade do século, quando o país independente, fortemente penetrado por ideias e práticas liberais, se integra ao mercado internacional capitalista. (...) “Tirar cipó” – isto é, fugir para o mato – continuou durante muito tempo como sinônimo de evadir-se, como aparece no romance A carne, de Júlio Ribeiro. Mas as fugas, como tendência, não se dirigem mais simplesmente para fora, como antes; se voltam para dentro, isto é, para o interior da própria sociedade escravista, onde encontram, finalmente, a dimensão política de luta pela transformação do sistema. “O não quero dos cativos”, nesse momento, desempenha papel decisivo na liquidação do sistema, conforme analisou o abolicionista Rui Barbosa.”
REIS, João José. SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 62-66-71.
Analise as proposições em relação à escravidão e à abolição no Brasil.
I. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir a escravidão, mantendo-a por praticamente todo o período imperial.
II. Milhões de pessoas foram trazidas de diferentes regiões africanas para o Brasil e escravizadas ao longo de mais de três séculos. Contudo, a mão de obra escrava, no Brasil, não foi exclusivamente africana.
III. A lei Eusébio de Queiróz, em 1850, cessou a compra e a venda de escravos no Brasil, e a pressão inglesa foi significativa para a promulgação desta lei.
IV. O fim da escravidão, no Brasil, se deu com a promulgação da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, não tendo os escravos participado do processo de abolição.
V. Após a abolição, o estado brasileiro não ofereceu condições adequadas para que os ex-escravos se integrassem no mercado de trabalho assalariado, tendo a imigração europeia sido justificada, inclusive por teorias raciais.
Assinale a alternativa correta.