(UERN) Pesquisadores da empresa de biotecnologia alemã Novoplant conseguiram desenvolver ervilhas geneticamente modificadas capazes de combater uma infecção comum na aviciultura provocada pelo protozoário do gênero Eimeria. A doença, denominada coccidiose, causa uma redução da eficiência do crescimento de frangos de corte e leva a prejuízos anuais estimados em U$$ 4,2 bilhões.
(BOYAYAN, 2009, p. 146)
As células de ervilha geneticamente modificadas foram obtidas a partir da:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir:
“A Carta de 1988 trouxe duas inovações importantes, que resultaram na ampliação do número de eleitores: o voto facultativo para os analfabetos e para os jovens entre 16 e 18 anos. A inclusão dos analfabetos veio atender a uma reivindicação muito antiga, quase tão antiga quanto a lei de 1881 que proibiu o alistamento eleitoral dos iletrados. Disto resultou uma participação eleitoral com números impressionantes: nas eleições de 1989 votaram cerca de 72 milhões de pessoas, de um total de 82 milhões de eleitores aptos, respectivamente 49% e 56% do total da população.”
Motta, Rodrigo Patto Sá. Introdução à História dos Partidos Políticos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. pág. 111.)
Não resta dúvida que a Constituição Brasileira de 1988 representou, em alguns pontos, avanço de direitos para os cidadãos, como foi citado acima no caso do voto para analfabetos e jovens. No entanto, apesar da ampliação dos direitos, persistem os problemas sociais.
a) EXPLIQUE a razão da denominação “Constituição Cidadã” para a carta de 1988.
b) APRESENTE um elemento dentro do sistema social e político do Brasil que contribuiu para a permanência dos problemas apontados no enunciado.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na figura a seguir, as retas r e s são paralelas e as medidas α e β são dadas em graus.
Entre as relações a seguir, a única necessariamente verdadeira é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(FUVEST 2014 1° FASE) Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl, disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L.
Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente,
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza:
O vôo das Folhas
Com o vento
as folhas se movimentam.
E quando caem no chão
ficam paradas em silêncio.
Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o chão da
floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.]
As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das
folhas novas.]
Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões,
centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipos de outros
seres muito pequenos.]
As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós,A natureza segundo os Ticunas/Livro das Árvores.
Organização Geral dos Professores Bilíngues Ticunas, 2000Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificá-lo como um produto diretamente relacionado ao ciclo: