(UESC)
Os modelos de ligação explicam como se unem os átomos de elementos químicos para formar compostos iônicos e moleculares. Entretanto as propriedades físicas são importantes na identificação e na diferenciação desses compostos.
Considerando-se essas informações e os dados da tabela, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UDESC) A reação de redução óxido de cobre II (CuO) pelo grafite (C) pode ser representada pela equação 1:
1) 2CuO(s) + C(s) -> 2Cu(s) + CO2(g)
Dados: A equação 2 e 3 mostram os DH de outras reações:
2) Cu(s) + ½ O2(g) →CuO(s) ΔH = – 39 kcal 3) C(s) + O2(g) →CO2(g) ΔH = – 93 kcal
Com base nesses dados, pode-se afirmar que a reação 1 tem variação de entalpia (em kcal) igual a:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(FATEC) A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células.
Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
A variabilidade da cor do olho em humanos é regulada por múltiplos genes. Hipoteticamente, pode-se aceitar que alelos funcionais A, B, C, D são responsáveis pela produção de muito pigmento (visto nos olhos negros), e alelos não funcionais a, b, c, d sintetizam pouco (típico de olhos azuis). Conhece-se ainda uma variação patológica (alelo e) que, quando em homozigose, causa o albinismo, isto é, a ausência completa de pigmento (olhos avermelhados).
Qual a chance de um casal ter filhos com coloração normal nos olhos no caso de ambos serem AaBbCcDdEe?
- Química | A. Cálculos Químicos
Quando uma tempestade de poeira atingiu o mar da Austrália em 2009, observou-se que a população de fitoplâncton aumentou muito. Esse evento serviu de base para um experimento em que a ureia foi utilizada para fertilizar o mar, com o intuito de formar fitoplâncton e capturar o CO2 atmosférico. De acordo com a literatura científica, a composição elementar do fitoplâncton pode ser representada por C106N16P. Considerando que todo o nitrogênio adicionado ao mar seja transformado em fitoplâncton, capturando o gás carbônico da atmosfera, 1 (uma) tonelada de nitrogênio seria capaz de promover a remoção de, aproximadamente, quantas toneladas de gás carbônico?
Dados de massas molares em gmol-1: C = 12; N = 14 e O = 16.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UFOP) O ferro é produzido comercialmente em altos fornos a partir dos minérios de ferro hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4) de acordo com as equações químicas balanceadas abaixo:
3 Fe2O3(s) + CO(g) → 2 Fe3O4(l) + CO2(g).
Fe3O4(l) + 4 CO(g) →3 Fe(s) + 4 CO2(g).
Com base nessas equações químicas, podemos afirmar que a massa de ferro obtida a partir de 1 tonelada de Fe3O4 é