(UESB) A teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência de Ronald Gillespie ampliou a explicação das estruturas tridimensionais de moléculas, desenvolvendo assim as representações de Lewis. A teoria explica não só essas estruturas, como também as representações e repulsões de pares eletrônicos ligantes e não ligantes. Levando-se em consideração os conhecimentos sobre a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o texto sobre a substituição da mão de obra nativa pelo escravo africano.
Se a transformação de índio em escravo exigiu ajustamentos por parte da camada senhorial, também pressupunha um processo de mudança por parte dos índios. Este processo desenrolou-se ao longo do século XVII, contribuindo para a evolução das bases precárias sobre as quais se assentava o regime de administração particular. [...]
MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra: Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo: São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.159.
Justifique a substituição da mão de obra indígena escrava pela africana, utilizando dois argumentos históricos.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Estas cartelas vão ser usadas por um grupo de alunos em um bingo de números. Antes da brincadeira, cada aluno deve preencher sua cartela com os números que faltam em sequência, mantendo o mesmo intervalo que há entre os números que já estão anotados na cartela.
Enunciado:
Observe os números de cada cartela e complete cada uma delas com os números que faltam.
- Biologia | 07. Taxonomia
Considerando-se que as classificações atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo (“parentesco”) e considerando-se que nem toda semelhança se deve à herança por meio de um ancestral comum (há semelhanças devido à pressões ambientais e adaptações a ambientes similares), avalie a correção dos itens a seguir.
I. Organismos pertencentes à mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), são mais próximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse é o caso do tubarão (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinâmico semelhante ao do golfinho, porém apresenta parentesco mais distante.
II. Organismos pertencentes à mesma família, tais como o lobo-guará e o cão (Canidae), são menos aparentados entre si do que organismos pertencentes à famílias diferentes, porém da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae).
III. Plantas de diferentes famílias são mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gênero, sendo o ambiente ao qual estão adaptadas, imprescindível para estabelecer seu parentesco. Esse é o caso das plantas suculentas de regiões desérticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptações similares diante da falta d'água.
Está(ão) correta(s):
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UESC) Medindo-se a concentração de dois importantes íons para a célula, o sódio (Na+ ) e o potássio ( K+), verifica-se maior concentração de íons Na+ no líquido extracelular, quando comparado com o meio intracelular, acontecendo o contrário com os íons K+ .[...] A bomba de sódio e potássio é importante na produção da diferença de cargas elétricas nas membranas, especialmente nas membranas de células nervosas e nas de células musculares, propiciando a transmissão de impulsos elétricos através dessas células.
(LOPES, 2008, p. 150).
A partir da análise do texto e da figura, em relação ao transporte através da membrana, é correto afirmar:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
De acordo com o Jornal BBC, pouco depois dos ataques de 11 de Setembro, a CIA teria recorrido a métodos controversos de interrogatório, como parte da chamada "guerra contra o terror" do ex-presidente George W. Bush. Entre as técnicas usadas estariam privação do sono, tapas no rosto, exposição dos prisioneiros a baixas temperaturas, além da simulação de afogamento. Na época, a CIA defendeu suas ações, dizendo que salvaram vidas.
Apesar da tática dos EUA ser uma clara violação dos direitos humanos, a técnica revela que o Estado por vezes se vale de um (uma)