(UEFS) A figura abaixo ilustra uma técnica utilizada pela engenharia genética na produção de insulina humana.
A respeito do conhecimento pertinente a essa técnica, é possível afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.4 Cilindro
Uma prefeitura possui modelos de lixeira de forma cilíndrica, sem tampa, com raio medindo 10 cm e altura de 50 cm. Para fazer uma compra adicional, solicita à empresa fabricante um orçamento de novas lixeiras, com a mesma forma e outras dimensões. A prefeitura só irá adquirir as novas lixeiras se a capacidade de cada uma for no mínimo dez vezes maior que o modelo atual e seu custo unitário não ultrapassar R$ 20,00. O custo de cada lixeira é proporcional à sua área total e o preço do material utilizado na sua fabricação é de R$ 0,20 para cada 100 cm2. A empresa apresenta um orçamento discriminando o custo unitário e as dimensões, com o raio sendo o triplo do anterior e a altura aumentada em 10 cm. (Aproxime π para 3.)
O orçamento dessa empresa é rejeitado pela prefeitura, pois:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Impressão em tamanho grande da obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Lápis de cor
- Papel ofício
- Tesoura sem ponta
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Imprimir a obra em um tamanho grande e colocar na frente do quadro na sala de aula.
- Fonte: http://regbor.blogspot.com.br/2011/04/maya-com-boneca-picasso.html
- Depois de mostrar a obra para as crianças, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
- Que figura você está vendo?
- Como está o rosto da menina?
- Que cores aparecem na obra?
- Feito esta reflexão, o professor vai distribuir a folha de papel ofício para cada criança.
- Pedir para as crianças desenharem o seu auto-retrato.
- Auxiliar os alunos quanto à proporção do desenho. Fazer o desenho ocupando a folha inteira.
- Colorir os desenhos
- Depois de colorido, cada criança deverá recortar os olhos, a boca, o nariz, as orelhas, e deverá colar em outra folha mais em locais desencontrados. Um olho estará mais acima, o outro mais embaixo, e assim por diante.
- Auxiliar os alunos nesta hora lembrando sempre do cubismo que já foi estudado anteriormente.
- Para dar acabamento no trabalho as crianças poderão usar o lápis de cor, modificando o seu auto-retrato.
- Expor os trabalhos
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(CPS) Leia o texto, que brinca com dois conceitos químicos, para responder à questão a seguir.
- Por que tomar água no meio da aula prejudica o aprendizado?
Resposta: Porque ela diminui a concentração.- Um nêutron entra num bar e pergunta:
– Qual o valor da bebida?
O garçom responde:
– Pra você? É zero!No segundo exemplo, o valor da bebida faz analogia
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I
Coluna II
1. Cerebelo
( ) Memória
2. Córtex
( ) Equilíbrio
3. Bulbo
( ) Emoções
4. Hipotálamo
( ) Respiração
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UEPB) Desde a Antiguidade, o sal comum (cloreto de sódio) tem sido um aliado do homem na conservação de certos alimentos, como a carne. Salgando o peixe, por exemplo, eleva-se fortemente o seu potencial osmótico.
Assim, quando bactérias decompositoras entram em contato com a carne: