(UEFS) A combinação entre os elementos químicos representados na Tabela Periódica constitui as diversas substâncias químicas, naturais e sintéticas, existentes no mundo. Assim, considerando-se os modelos de ligações químicas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
HCℓ(g) é borbulhado e dissolvido em um solvente X. A solução resultante é não condutora em relação à corrente elétrica. O solvente X deve ser necessariamente
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Os bilhetes são usados para comunicar algo a alguém. No texto, o bilhete se transforma em poema-bilhete, criando uma nova função, comunicar o amor do eu lírico a pessoa amada. No poema, há a justificativa da falha dessa função, porque
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UNESP) No interior de uma célula mantida a 40°C ocorreu uma reação bioquímica enzimática exotérmica. O gráfico 1 mostra a energia de ativação (Ea) envolvida no processo e o gráfico 2 mostra a atividade da enzima que participa dessa reação, em relação à variação da temperatura.
Se essa reação bioquímica ocorrer com a célula mantida a 36°C, a energia de ativação (Ea) indicada no gráfico 1 e a velocidade da reação serão, respectivamente,
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma organização não governamental divulgou um levantamento de dados realizado em algumas cidades brasileiras sobre saneamento básico. Os resultados indicam que somente 36% do esgoto gerado nessas cidades é tratado, o que mostra que 8 bilhões de litros de esgoto sem nenhum tratamento são lançados todos os dias nas águas.
Uma campanha para melhorar o saneamento básico nessas cidades tem como meta a redução da quantidade de esgoto lançado nas águas diariamente, sem tratamento, para 4 bilhões de litros nos próximos meses. Se o volume de esgoto gerado permanecer o mesmo e a meta dessa campanha se concretizar, o percentual de esgoto tratado passará a ser:
- História | 2.2 Período Regencial
(CEFET) A maior preocupação vinha, porém, da base do exército, formada por gente mal paga, insatisfeita e propensa a aliar-se ao povo nas rebeliões urbanas. Uma lei de agosto de 1831 criou a Guarda Nacional, em substituição às antigas milícias. A ideia consistia em organizar um corpo armado de cidadãos confiáveis, capaz de reduzir tantos excessos do governo centralizado, como as ameaças das classes perigosas. Compunham obrigatoriamente a Guarda Nacional, como regra geral, todos os cidadãos com direito de voto nas eleições primárias que tivessem entre 21 e 60 anos.
Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora USP, 2007.
A Guarda Nacional, criada durante a Regência Trina Permanente, constituiu uma força militar que NÃO expressava a