(BAHIANA) “A sexualidade e a reprodução da espécie humana são temas apaixonantes e polêmicos. A partir da adolescência, a taxa dos hormônios sexuais aumenta no sangue das pessoas, o corpo e a mente se modificam, e a sexualidade passa a desempenhar um papel importante na vida.”
Sobre a reprodução humana, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 Clima
Disponível em: https://pt.climate-data.org. Acesso em: 12 maio 2017 (adaptado).
As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade:
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(UFRGS) Considere ABCDEFGH um paralelepípedo reto-retângulo conforme representado na figura abaixo.
Se as arestas do paralelepípedo medem 3, 6 e 10, o volume do sólido ACDH é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir e leia o texto sobre um movimento social que ocorreu durante a República Oligárquica.
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/revolta-vacina-cidadania.htm>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados a pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/novavellha-questao-da-seguranca-publica-no-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 26 nov. 2012.
Identifique o movimento social a que se referem a imagem e o texto.
Determine a razão principal do descontentamento do povo do Rio de Janeiro neste contexto.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UNIT)
A figura representa uma corda homogênea com massa de 150,0 g e comprimento de 1,5 m, vibrando no estado estacionário com frequência de 100,0 Hz. Nessas condições, o módulo da força tensora da corda é igual, em 10³ N, a
- História | 3.4 Ditadura Militar
TEXTO I
O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).
TEXTO II
Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.
FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).
Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente: