(UNEAL)
O esquema mostrado na figura é uma representação da máquina de Atwood, que foi inventada em 1784, por George Atwood, para demonstrar leis da mecânica clássica. Os blocos A e B têm massas, respectivamente, iguais a M e m, sendo M > m. Admitindo-se o fio e a polia ideais e sendo o módulo da aceleração da gravidade local, g, a intensidade da força que traciona o fio é determinada pela relação
Questões relacionadas
- História | 1.3 União Ibérica
(ESPCEX) Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: www.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2012.
Ao interagirmos socialmente, é comum deixarmos claro nosso posicionamento a respeito do assunto discutido. Para isso, muitas vezes, recorremos a determinadas estratégias argumentativas, dentre as quais se encontra o argumento de autoridade. Considerando o texto em suas cinco partes, constata-se que há o emprego de argumento de autoridade no trecho:
- Matemática
Seja a um número real e uma função definida por f(x) = m2x2 + 4mx + 1, com m0. O valor de a para que a função f seja sobrejetora é:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19 medidas cautelares foram importantes para evitar uma rápida disseminação do vírus entre as pessoas. Uma dessa medidas foi a recomendação do uso de máscaras enquanto outra foi o monitoramento da temperatura corporal. Dentre os termômetros clínicos o mais seguro foi o que utiliza raios infravermelhos, pois conseguem aferir a temperatura sem a necessidade de contato direto com as pessoas. Nos sensores desse termômetro os raios infravermelhos emitidos pelo corpo das pessoas são convertidos em sinais elétricos e apresentados em um visor de maneira numérica, representando a temperatura do corpo.
Esse termômetro tem seu funcionamento baseado na recepção de ondas
- Química | 4. Química Ambiental
Um dos problemas ambientais enfrentado em várias regiões do mundo é a chuva ácida. Esse fenômeno refere-se a uma precipitação mais ácida que a chuva natural, a qual possui um pH de aproximadamente 5,6,ou seja, chuva não poluída. A precipitação ácida causa a deterioração de estátuas feitas de rochas calcárias e de mármore, assim como a acidificação de lagos, levando à morte muitos organismos vivos, que não sobrevivem em meio ácido.
Analise as proposições sobre os processos envolvidos na chuva ácida.
I. A queima de combustíveis fósseis é um fator que contribui para o aumento da emissão de dióxido de enxofre e, consequentemente, a ocorrência de precipitações de caráter ácido.
II. Os dois ácidos predominantes na chuva ácida, responsáveis por conferir um caráter mais ácido, são os ácidos nítrico e sulfúrico. A formação do ácido sulfúrico pode ocorrer pela oxidação do dióxido de enxofre na atmosfera, resultando em trióxido de enxofre. Então, o gás trióxido de enxofre reage com a água e resulta na formação do ácido sulfúrico.
III. Em uma atmosfera limpa, ou seja, com níveis normais de dióxido de carbono, o pH da chuva é aproximadamente 5,6 devido à solubilização desse gás atmosférico na água, levando à formação do ácido carbônico.
Assinale a alternativa correta.