(UNEB) Considerando-se ambientes salinos, como o mar, e a manutenção do equilíbrio de íons pela regulação osmótica, nos peixes e em outros organismos aquáticos, é correto afirmar que esses organismos:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(UNESP) Nossa felicidade depende daquilo que somos, de nossa individualidade; enquanto, na maior parte das vezes, levamos em conta apenas a nossa sorte, apenas aquilo que temos ou representamos. Pois, o que alguém é para si mesmo, o que o acompanha na solidão e ninguém lhe pode dar ou retirar, é manifestamente mais essencial para ele do que tudo quanto puder possuir ou ser aos olhos dos outros. Um homem espiritualmente rico, na mais absoluta solidão, consegue se divertir primorosamente com seus próprios pensamentos e fantasias, enquanto um obtuso, por mais que mude continuamente de sociedades, espetáculos, passeios e festas, não consegue afugentar o tédio que o martiriza.
(Schopenhauer. Aforismos sobre a sabedoria de vida, 2015. Adaptado.)
Com base no texto, é correto afirmar que a ética de Schopenhauer:
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(UERJ) Medo e vergonha
3O medo é um evento poderoso que toma o nosso corpo, nos põe em xeque, paralisa alguns e atiça a criatividade de outros. Uma pessoa em estado de pavor é dona de uma energia extra capaz de feitos incríveis.
Um amigo nosso, quando era adolescente, aproveitou a viagem dos pais da namorada para ficar na casa dela. Os pais voltaram mais cedo e, pego em flagrante, nosso Romeu teve a brilhante ideia de pular, pelado, do segundo andar. Está vivo. Tem hoje essa incrível história pra contar, mas deve se lembrar muito bem da vergonha.
4Me lembrei dessa história por conta de outra completamente diferente, mas na qual também vi meu medo me deixar em maus lençóis.
Estava caminhando pelo bairro quando resolvi explorar umas ruas mais desertas. 5De repente, vejo um menino encostado num muro. Parecia um menino de rua, tinha seus 15, 16 anos e, quando me viu, fixou o olhar e apertou o passo na minha direção. Não pestanejei. Saí correndo. Correndo mesmo, na mais alta performance de minhas pernas.
No meio da corrida, comecei a pensar se ele iria mesmo me assaltar. Uma onda de vergonha foi me invadindo. O rapaz estava me vendo correr. E se eu tivesse me enganado? E se ele não fosse fazer nada? Mesmo que fosse. Ter sido flagrada no meu medo e preconceito daquela forma já me deixava numa desvantagem fulminante.
Não sou uma pessoa medrosa por excelência, mas, naquele dia, o olhar, o gesto, alguma coisa no rapaz acionou imediatamente o motor de minhas pernas e, quando me dei conta, já estava em disparada.
Fui chegando ofegante a uma esquina, os motoristas de um ponto de táxi me perguntaram o que tinha acontecido e eu, um tanto constrangida, disse que tinha ficado com medo. Me contaram que ele vivia por ali, tomando conta dos carros. Fervi de vergonha.
O menino passou do outro lado da rua e, percebendo que eu olhava, imitou minha corridinha, fazendo um gesto de desprezo. Tive vontade de sentar na 1guia e chorar. Ele só tinha me olhado, e o resto tinha sido produto legítimo do meu preconceito.
Fui atrás dele. Não consegui carregar tamanha 2bigorna pra casa. “Ei!” Ele demorou a virar. Se eu pensava que ele assaltava, 6ele também não podia imaginar que eu pedisse desculpas. Insisti: “Desculpa!” Ele virou. 7Seu olhar agora não era mais de ladrão, e sim de professor. Me perdoou com um sinal de positivo ainda cheio de desprezo. Fui pra casa pelada, igual ao Romeu suicida.
Denise Fraga. folha.uol.com.br, 08/01/2013
1 guia − meio-fio da calçada
2 bigorna − bloco de ferro para confecção de instrumentos
A crônica é um gênero textual que frequentemente usa uma linguagem mais informal e próxima da oralidade, pouco preocupada com a rigidez da chamada norma culta.
Um exemplo claro dessa linguagem informal, presente no texto, está em:
- História | 6.03 Revolução Industrial
(IFBA) Observe e analise a imagem das crianças trabalhando nas fábricas, nos primórdios da Revolução Industrial, e em seguida assinale a resposta correta acerca das condições dos trabalhadores no período histórico dessa revolução.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a notícia a seguir:
Após forte chuva, rodovia volta a romper e cidade fica isolada no Piauí
As fortes chuvas que caem no Sul do Piauí, a região mais castigada pela seca nos últimos quatro anos, têm causado transtornos em algumas cidades. Em Betânia do Piauí, localizada a 400 km de Teresina, a rodovia PI-459 se rompeu na manhã desta quarta-feira (19) e deixou a cidade isolada. Com o rompimento, o município está sem ligação com Paulistana, principal polo comercial e de saúde da região. De acordo com o prefeito do município, José Filho (PDT), somente nos últimos três dias já choveu cerca de 120 milímetros. Esta é a segunda vez somente este ano que a estrada rompe após fortes chuvas.
Disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/11/apos-forte-chuva-rodovia-volta-romper-ecidade-fica-isolada-no-piaui.html>. Acesso em: 20 jan. 2015. Adaptado.
Notícias assim são constantes em épocas de chuvas em várias partes do Brasil. No entanto, é raro observarmos algo semelhante na Europa. Isso porque
- Matemática | 13.4 Quadriláteros Notáveis
(IFAL) Julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Todo paralelogramo é losango.
II. Se um quadrilátero tem todos os lados com a mesma medida, então esse quadrilátero é um quadrado.
III. As diagonais de um quadrado são perpendiculares entre si.