(UEFS) A classificação periódica dos elementos é um arranjo que permite não só verificar as características dos elementos e suas repetições, mas também fazer previsões. Analise as proposições a seguir e assinale a que contém uma previsão correta de acordo com a classificação periódica atual.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Uma partida de futebol tem dois tempos de 45 minutos cada. A duração do intervalo entre cada tempo é de 15 minutos. Eventualmente, por ocasião de paralisações ocorridas durante um dos tempos (como comemorações de gols, atendimento a jogadores que necessitem de maca), ocorre acréscimo ao tempo de jogo.
No Brasil, o segundo tempo é iniciado zerando-se o cronômetro, mas em campeonatos europeus, começa com o cronômetro posicionado em 45 minutos.Em uma partida de um campeonato europeu, um time marcou um gol aos 17 minutos e 45 segundos. A outra equipe empatou o jogo aos 54 minutos e 32 segundos. O tempo do intervalo foi respeitado e houve um acréscimo de 2 minutos ao primeiro tempo do jogo.
O tempo transcorrido entre os dois gols foi de
- Química | A. Modelos Atômicos
(PUC-MG) Assinale a afirmativa que descreve adequadamente a teoria atômica de Dalton. Toda matéria é constituída de átomos:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Nos últimos anos, em meio às epidemias de dengue e à ameaça do zika vírus e da febre chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, o nome do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que liderou a erradicação da febre amarela no Rio de Janeiro no início do século XX tem sido muito lembrado.
Em 2010, o site da Universidade de São Paulo publicou um artigo com o seguinte título:
OSWALDO CRUZ: DE VILÃO A HERÓI NACIONAL,
O LEGADO DE UM CIENTISTA BRASILEIRO
Disponível em: <www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_36/EraUmaVez.html>.
Acesso em: 16 fev. 2016.
Considerando o que você estudou:
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(FUVEST) O esquema a seguir representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.
As características "cavidade corporal" e "exoesqueleto de quitina" correspondem, respectivamente, aos números:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Existem várias formas de explicar a nossa própria existência. Os homens podem se valer da ciência ou do mito que é uma forma muito antiga de explicação da realidade. Analise as fontes abaixo.
Fonte I
Descobertos os mais antigos fósseis de hominídeos e macacos do Velho Mundo
Achado reforça hipótese de que a linhagem dos hominídeos, que deu origem aos seres humanos, se separou dos macacos do Velho Mundo há pelo menos 25 milhões de anos
Dois fósseis encontrados no leste africano, na região de falhas geológicas conhecida como Vale do Rift, fornecem novas pistas para a história da evolução humana. Os fósseis são os mais antigos já encontrados de dois grandes grupos de primatas, os hominídeos ( Hominidae), como chimpanzés e humanos, e os chamados macacos do Velho Mundo ( Cercopithecidae), que incluem babuínos e animais do gênero Macaca.
Análises geológicas do local em que os fósseis foram encontrados indicam que eles têm 25,2 milhões de anos, significantemente mais antigos do que os fósseis que já haviam sido documentados em ambos os grupos.
Os fósseis foram encontrados na Bacia Rukwa Rift, no sudoeste da Tanzânia. Um deles, uma mandíbula com diversos dentes preservados, foi atribuído ao Rukwapithecus fleaglei, um hominídeo ancestral […].
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/fosseis-mais-antigos-de-primatas-ja-encontrados-daopistas-
sobre-evolucao-de-hominideos>. Acesso em: 12 jan. 2015.
Mandíbula - Rukwapithecus fleaglei, um hominídeo ancestral
Fonte II
A imagem acima é chamada de A Criação de Adão e foi feita no teto da Capela Sistina, no Vaticano, por Michelangelo. A imagem mostra o momento da criação de Adão por Deus, reforçando a passagem da Bíblia “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”. (Gênesis 1: 27) .
Sobre essas fontes é possível afirmar que: