(UEFS)
Os elementos químicos da primeira série de transição, possuem muitas propriedades físicas e químicas semelhantes. Esses elementos químicos são bons condutores de calor e eletricidade, podem apresentar diversos estados de oxidação, sendo utilizados em equipamentos eletrônicos e como catalisadores.
Com base na análise das informações do texto e da tabela associadas aos modelos atômicos e a Tabela Periódica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
Uma manifestação contemporânea do fenomeno descrito no texto é o(a)
- Química | 2.3 Termoquímica
(UEL) A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição da atmosfera. Ela pode acarretar problemas para o solo, água, construções e seres vivos. Um dos responsáveis por este fenômeno é o gás SO3 que reage com a água da chuva originando ácido sulfúrico. O SO3 não é um poluente produzido diretamente pelas fontes poluidoras, mas é formado quando o SO2 liberado pela queima de combustíveis fósseis, reage com o oxigênio do ar. Esta reação é representada pela equação mostrada a seguir.
2SO2(g) + O2(g) -> 2SO3(g)
As reações de formação do SO2 e do SO3 são exotérmicas, e as variações de entalpias destas reações são 297 Kj/mol e 396 kJ/mol respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de energia envolvida na reação entre 1,0 mol de SO2 gasoso e oxigênio gasoso, assim como o tipo de processo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto registrado na imagem a seguir.
A linguagem empregada na maior parte dos textos escritos, como livros didáticos, livros literários, revistas, jornais e outros, é a norma culta padrão. Já nos textos orais, na fala, é comum que haja o predomínio de uma linguagem coloquial, não-padrão.
Mas nem sempre as coisas ocorrem desse jeito. Há textos orais bastante formais, como o discurso de posse de um presidente da república, por exemplo, bem como textos escritos informais, como mensagens de celular (torpedo), piadas, diálogos e outros.
- A) A linguagem verbal da imagem está escrita na modalidade informal da Língua Portuguesa, possuindo marcas de oralidade. É possível que o anunciante, dono do carrinho, sofra algum tipo de preconceito linguístico. Explique as prováveis causas desse preconceito.
- B) Corrija o anúncio de Tapioca na variante formal da língua.
- C) Você já presenciou algum tipo de preconceito contra alguém, relacionado ao uso da língua? Qual?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O gerente de um supermercado, interessado em diminuir o lixo gerado por seu estabelecimento, decide trocar as sacolas plásticas por uma versão biodegradável. Após uma pesquisa, ele encontra sacolas de cinco fabricantes vendidas em pacotes com quantidades distintas, conforme a tabela a seguir.
Fabricante
Custo por pacote
Quantidade de sacolas
A
R$ 2,00
100
B
R$ 5,00
200
C
R$ 7,00
400
D
R$ 11,00
500
E
R$ 18,00
1 000
O gerente decide optar pelo fabricante que ofereça o melhor custo-benefício, ou seja, o fabricante em que o custo de cada unidade de sacola biodegradável seja o menor.
O fabricante de sacolas escolhido pelo gerente do supermercado deverá ser o
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(UEPA) De acordo com a reportagem da Revista VEJA (edição 2341), é possível fazer gratuitamente curso de graduação pela Internet. Dentre os ofertados temos os cursos de Administração (bacharelado), Sistemas de Computação (Tecnólogo) e Pedagogia (licenciatura). Uma pesquisa realizada com 1800 jovens brasileiros sobre quais dos cursos ofertados gostariam de fazer, constatou que 800 optaram pelo curso de Administração; 600 optaram pelo curso de Sistemas de Computação; 500 optaram pelo curso de Pedagogia; 300 afirmaram que fariam Administração e Sistemas de Computação; 250 fariam Administração e Pedagogia; 150 fariam Sistemas de Computação e Pedagogia e100 dos jovens entrevistados afirmaram que fariam os três cursos. Considerando os resultados dessa pesquisa, o número de jovens que não fariam nenhum dos cursos elencados é: