(Unit) Observe a estrofe da música “O Cravo brigou com a rosa”
O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se e a chorar
Com toda licença poética, os personagens da canção representam
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNESP)
Consideram-se arte rupestre as representações feitas sobre rochas pelo homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. Acredita-se que essas pinturas, em que os materiais mais usados são sangue, saliva, argila e excrementos de morcegos (cujo habitat natural são as cavernas), têm cunho ritualístico.
(www.portaldarte.com.br. Adaptado.)
Todos os materiais utilizados para as pinturas, citados no texto, são
- Física | 4.3 Refração da Luz
Em uma aula de laboratório de física, utilizando-se o arranjo experimental esquematizado na figura, foi medido o índice de refração de um material sintético chamado poliestireno. Nessa experiência, radiação eletromagnética, proveniente de um gerador de micro-ondas, propaga-se no ar e incide perpendicularmente em um dos lados de um bloco de poliestireno, cuja seção reta é um triângulo retângulo, que tem um dos ângulos medindo 25o, conforme a figura. Um detetor de micro-ondas indica que a radiação eletromagnética sai do bloco propagando-se no ar em uma direção que forma um ângulo de 15o com a de incidência.
A partir desse resultado, conclui-se que o índice de refração do poliestireno em relação ao ar para essa micro-onda é, aproximadamente,
Note e adote:
-> Índice de refração do ar: 1,0
-> sen 15º ≈ 0,3
-> sen 25º ≈ 0,4
-> sen 40º ≈ 0,6
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
España em el corazón
Como era Federico
Dimos una gran sorpresa. Habíamos preparado un discurso al alimón. Ustedesprobablemente no saben lo que significa esa palabra y yo tampoco lo sabía. Federico, queestaba siempre lleno de invenciones y ocurrencias, me explicó: "Dos toreros pueden torear almismo tiempo el mismo toro y con un único capote. Esta es una de las pruebas más peligrosasdel arte taurino. Por eso se ve muy pocas veces. No más de dos o tres veces en un siglo ysólo pueden hacerlo dos toreros que sean hermanos o que, por lo menos, tengan sangrecomún. Esto es lo que se llama torear al alimón. Y esto es lo que haremos en un discurso." Yesto es lo que hicimos, pero nadie lo sabía. Cuando nos levantamos para agradecer alpresidente del Pen Club el ofrecimiento del banquete, nos levantamos al mismo tiempo, cualdos toreros, para un solo discurso.
NERUDA: Señoras...
LORCA: ...y señores: Existe en la fiesta de los toros una suerte llamada "toreo del alimón", en que dos toreros hurtan su cuerpo al toro cogidos de la misma capa.
NERUDA: Federico y yo, amarrados por un alambre eléctrico, vamos a parear y a responder esta recepción muy decisiva.
NERUDA, P. Confieso que he vivido . Buenos Aires: Delbolsillo, 2004.
No texto, o escritor Pablo Neruda narra um episódio vivenciado com o também escritor Federico García Lorca. Nesse episódio, o uso da expressão “al alimón” remete ao(à)
- Matemática | 15.2 Reta
(ESCOLA NAVAL) As retas r1: 2x – y + 1 = 0; r2 : x + y + 3 = 0 e r3 : ᵅx + y – 5 = 0 concorrem em um mesmo ponto P para determinado valor de ᵅ € R. Sendo assim, pode-se afirmar que o valor da expressão é:
- Biologia | 05. Embriologia
(UNIT) O tecido epitelial ou epitélio é o tecido que cobre a superfície do corpo, reveste cavidades ou canais e toma parte da formação de glândulas. É constituído por células mais ou menos poliédricas que se encontram adjacentes, isto é, as membranas em contato íntimo, sem que haja aparentemente qualquer tipo de substância intersticial ou fundamental entre elas.
(O TECIDO epitelial..., 2015)
O tecido epitelial tem a mesma origem embrionária das seguintes estruturas: