(UNEAL) O avanço tecnológico não seria possível sem o desenvolvimento do conhecimento científico, a exemplo de estudos sobre a estrutura dos átomos constituintes da matéria, desde os modelos atômicos de J. Dalton, J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Böhr, dentre outros, até a utilização de elementos radioativos em diversas áreas tecnológicas.
Assim, considerando os modelos e a estrutura dos átomos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
BRASIL. Ministério da Saúde. Revista Nordeste. João Pessoa, ano 3, n.35, maio/jun. 2009.
O texto exemplifica um gênero textual híbrido entre carta e publicidade oficial. Em seu conteúdo, é possível perceber aspectos relacionados a gêneros digitais. Considerando-se a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação presentes no texto, infere-se que:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
- Filosofia | 2.3 Helenismo
A noção de necessidade, ou destino (heimarmené), é muito forte no estoicismo; o homem deve resignar-se a aceitar os acontecimentos como predeterminados. Isso não se traduz pela inação; devemos também aceitar as consequências de nossa ação e o curso inevitável dos acontecimentos. Segundo um exemplo famoso, se vejo alguém se afogando, devo tentar salvá-lo, mas se não o conseguir, não devo desesperar-me, pois era inevitável.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
O estoicismo foi uma doutrina fundada por Zenão de Cício e que exerceu profunda influência na ética cristã. A partir da perspectiva apresentado no excerto acima, entende-se como atitude ética aquela que é
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNEB)
A figura representa o esquema do princípio de funcionamento de um motor elétrico, que é um dos dispositivos utilizado na prótese i-Limb para mover, individualmente, cada um dos cinco dedos.
Adotando-se o sentido da corrente elétrica como sendo o convencional e com base nos conhecimentos sobre eletromagnetismo, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. [...] Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda. Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos. Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos. O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/.
Acesso em: 20 jun. 2019.
Os parágrafos quatro e cinco se resumem em apontar