(Uninorte) A análise citogenética de Hymenophyllum peltatum (Poir.) Desv. revelou que essa samambaia possui cariótipo formado por 2n=22 cromossomos.
Considerando-se que essas plantas terrestres possuem ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UNICAMP) Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
- Química | B. Espacial
(UNEB)
O processo de visão é iniciado na retina a partir de células fotorreceptoras que utilizam pigmentos contendo proteínas e o cis-retinal, um derivado da vitamina A, fotorreceptor. Durante o processo, o cis-retinal absorve luz e se transforma em trans-retinal, representados na equação química, gerando um impulso elétrico, que é enviado ao cérebro. O trans-retinal é reconvertido à forma cis, que absorve luz e dá continuidade ao processo.
A análise dessas informações permite concluir:
- Química | A. Cálculos Químicos
Nos períodos mais frios do ano, algumas pessoas utilizam o ácido ascórbico, na forma efervescente, em virtude dos benefícios que essa vitamina traz ao organismo. Também conhecido como vitamina C, o ácido ascórbico evita o escorbuto e fortalece o sistema imunológico. Nas Grandes Navegações, os marinheiros não dispunham de frutas frescas e adoeciam devido à carência dessa substância. A estrutura molecular do ácido ascórbico é representada abaixo.
São conhecidas as massas molares do hidrogênio (1 g/mol), carbono (12 g/mol) e do oxigênio (16 g/mol). Considerando um comprimido de vitamina C com 0,88 g de ácido ascórbico puro o valor da concentração molar desse ácido em um copo com água que forme 500 mL de solução é próximo de:
- Língua Portuguesa
Uma saída para as megacidades
As soluções inusitadas para trânsito, lixo, poluição – e os problemas crônicos dos grandes centros urbanos
ROBERTA CARDOSO com NELITO FERNANDES
EMPILHADOS
Prédios na cidade chinesa de Chongqing, uma das que mais crescem no país. Das 136 novas metrópoles que entrarão até 2025 na lista das 600 maiores do mundo, 100 estão na China.
2Precisamente às 6 horas da manhã, o despertador de Lilian Garcia Martins toca na Vila Formosa, bairro de classe média na Zona Leste de São Paulo. A partir daí, começa a jornada da analista de crédito, de 35 anos, para chegar ao trabalho, às 8h30. O grande desafio de Lilian é se 6locomover em horário de 4pico na cidade. Como é difícil, pela lotação excessiva, pegar qualquer uma das linhas de ônibus que passam perto de sua casa e dão acesso ao metrô, o marido tem de 7levá-la ao terminal de 5embarque mais próximo. Ambos perdem 1cerca de 20 minutos de carro para fazer o trajeto. Só aí Lilian consegue entrar em um ônibus que a deixará a alguns metros da estação Tatuapé. Poucos minutos depois, ela volta a enfrentar o mesmo problema, no metrô. “Espero cerca de meia hora, todo dia, para conseguir entrar em um dos vagões. E sair é tão difícil quanto entrar”, diz.
Essa não é uma aventura exclusiva de Lilian. Na capital paulista, quem depende do transporte público tem uma rotina difícil. A falta de eficiência na mobilidade e a densidade populacional agravaram 9o frágil modelo de urbanização de cidades 8que crescem sem planejamento. O problema não é apenas de São Paulo, e vai além de complicações no transporte. Os moradores das grandes cidades do mundo – 3principalmente as que se expandem aceleradamente em países emergentes – enfrentam desafios como a degradação dos centros, o ar poluído, as enchentes e a falta de lugar para dispor o lixo. De acordo com a ONU, a previsão é que até 2020 a população urbana global atingirá 4,2 bilhões. Nos anos 1970, as dez maiores cidades do mundo somavam 114 milhões de pessoas. Em 2025, abrigarão 234 milhões. Até lá, segundo um estudo da consultoria McKinsey, 136 centros urbanos vão se tornar megacidades (aquelas com mais de 10 milhões de habitantes). Essa expansão das megalópoles está multiplicando os problemas da sociedade.
[...]
Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0EMI238282-15228,00.html>. Acesso em: 30 ago. 2011.
No texto:
- Geografia | A. Globalização
Hoje em dia, mesmo gente sem a menor idéia do que significa tecnologia da informação percebe que é nessa área que a Índia mais tem a ganhar e, efetivamente, tornar-se um país desenvolvido. O Dr. Abdul Kalam fala de uma Índia plenamente desenvolvida em torno de 2020, ao invés de continuar sendo classificada eternamente como ‘em desenvolvimento’. Para atingir essa meta, a tecnologia da informação é a rota. Isso acontece porque a tecnologia da informação é a mais importante do século e a Índia parece levar certa vantagem. A habilidade dos indianos para o pensamento abstrato, o domínio de linguagens e a eficiência geral do profissional indiano são também fatores a serem considerados.
Palestra de N. Vittal na Computer Society of India Programme,
06/09/2001, Nova Delhi (adaptado).Uma análise possível na relação entre tecnologia da informação e países em desenvolvimento é a de que