(UNICENTRO) Os avanços tecnológicos não seriam possíveis sem os conhecimentos científicos, a exemplo do desenvolvimento de estudos sobre a estrutura atômica da matéria desde o modelo atômico de J. Dalton até o Modelo Quântico e as aplicações desses conhecimentos em diversos campos da tecnologia.
Considerando-se as informações do texto e os modelos atômicos desenvolvidos ao longo do tempo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia a quadrinha do séc. XIX que faz referência a um episódio da História do Brasil. Em seguida, responda as questões.
Por subir Pedrinho ao trono
Não fique o povo contente
Não pode ser coisa boa
Servindo com a mesma gente.
Domínio público.
I. Assinale a alternativa que corresponde ao momento histórico ao qual a quadrinha se refere.
a) ( ) início do Período Regencial
b) ( ) início do Segundo Reinado
c) ( ) início do Período Republicano
d) ( ) início da República da Espada
II. Como foi chamado o golpe que modificou a exigência constitucional, antecipando a maioridade de d. Pedro II? Marque a alternativa.
a) ( ) Golpe Constitucional
b) ( ) Tratado de Tordesilhas
c) ( ) Golpe da Maioridade
d) ( ) Golpe Militar
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Apresente duas razões para o início da produção açucareira no Brasil
b) Apresente duas razões para o início da produção açucareira no Brasil.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(EBMSP)
Micro-organismos, como bactérias e protozoários, presentes na água de rios, lagos e represas produzem toxinas prejudiciais à saúde, a exemplo da cilindrospermopsina, substância química fabricada por cianobactérias e representada pela estrutura química.
Considerando-se essas informações e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Uma metalúrgica recebeu uma encomenda para fabricar, em grande quantidade, uma peça com o formato de um prisma reto com base triangular, cujas dimensões da base são 6 cm, 8 cm e 10 cm e cuja altura é 10 cm. Tal peça deve ser vazada de tal maneira que a perfuração na forma de um cilindro circular reto seja tangente às suas faces laterais, conforme mostra a figura.
O raio da perfuração da peça é igual a:
- História
Por que o dia tem 24 horas?
Foram os sumérios, por volta de 2000 a.C., que tiveram essa ideia. Esse povo viveu no sul da
Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas para a parte escura (noite), criando assim as 24 horas. Dividiram também o ano em 12 meses, baseados no tempo para plantar e para colher.
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=419.)
A civilização egípcia também foi muito criativa no campo artístico e cultural. Desenvolveram um tipo especial de escrita, alem de requintes de astronomia, matemática e medicina. O calendário de 365 dias foi organizado por eles.
(Moraes, Jose Geraldo Vinci de. 1960. Caminhos das civilizações – história integrada: Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 1998. p. 23.)
Os textos fazem referência ao tempo cronológico, ou seja, as datas se sucedem, com uma duração precisa. Ele se difere do tempo histórico que, por sua vez, diz respeito ao tempo de duração de determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade. Diante do exposto, e correto afirmar que