(UEFS) A explicação do espectro atômico dos elementos químicos por N. Böhr permitiu a construção do modelo atômico que levou o seu nome. Posteriormente, com o desenvolvimento de equipamentos mais avançados, foi possível a obtenção de espectros de raias mais finas, que foram elucidados com o novo modelo atômico baseado nos subníveis de energia.
Considerando-se essas informações acerca desses modelos atômicos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física
Sob condições de pressão constante, certa quantidade de calor Q fornecida a um gás ideal monoatômico, eleva sua temperatura em DT Quanto calor seria necessário, em termos de Q para concluir a mesma elevação de temperatura DT se o gás fosse mantido em volume constante?
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UFPR) “Temos a tendência de pressupor que todas as mudanças que decorreram de um movimento de independência foram para o melhor. Raramente, por exemplo, consideramos um movimento de independência como uma regressão, um triunfo do despotismo sobre a liberdade, de um regime imposto sobre um regime representativo. Apesar disso, no caso da independência do Brasil, essas acusações foram na época imputadas ao novo regime”.
Adaptado de MAXWELL, K. “Por que o Brasil foi diferente? O contexto da independência”. In: MOTTA, C. G. (org.).
Viagem incompleta: a experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 2000, p 181.
Qual dos eventos citados a seguir gerou as acusações mencionadas no texto?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Destaque a participação do movimento de mulheres no processo de luta pela restauração da democracia brasileira.
Explique por que a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) é considerada um marco na história do movimento feminista brasileiro.
Atualmente, os Direitos da Mulher estão sendo respeitados? Explique.
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2007 1ª FASE)
Fontes: Folha de S. Paulo, 12/12/93 e Atlas de la diversidad, 2004.
O mapa acima representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação. Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Jogar limpo
Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma alternativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico.
Língua Portuguesa, São Paulo, ano 5, n. 66, abr. 2011 (adaptado).
No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado: