(UESB)

O grande desenvolvimento da pesquisa científica tem permitido investigar, cada vez mais a fundo, os segredos das células vivas. O citoplasma, que se imaginava ser apenas um líquido gelatinoso, revelou-se ao microscópio eletrônico um complexo labirinto repleto de tubos e bolsas membranosos, comparável a uma rede de distribuição de substâncias produzidas na célula.
(AMABIS; MARTHO, 2008, p.144)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 06. A Formação das Cidades e do Estado
Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-bairros.htm>. Acesso em: 11 nov. 2015.
Toda cidade contém várias áreas. Com o tempo e com o crescimento populacional, as cidades foram divididas em bairros. Isso aconteceu para
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: A coroação e a sagração de Luís XIV ocorreram em 1654 na Catedral de Reims. A cerimônia de coroação incluiu um juramento prestado pelo rei prometendo conservar os privilégios de seus súditos. A seguir veio o momento da sagração, em que o rei recebeu do bispo o santo óleo. Leia um trecho referente a esse momento. Mais tarde, em suas memórias, Luís afirmou (tal como os teóricos da monarquia absoluta) que sua sagração não o fizera rei, simplesmente o declarara rei. Acrescentou, no entanto, que o ritual tornara sua realeza “[...] mais inviolável e mais santa”. Essa santidade pode ser ilustrada pelo fato de, dois dias depois, o jovem rei ter desempenhado pela primeira vez o ritual do toque real. Segundo uma crença tradicional, os reis da França, como os da Inglaterra, tinham o poder miraculoso de curar a escrófula, uma doença de pele, tocando os atingidos e dizendo “o rei te toca, Deus te cura” [...]. Nessa ocasião, Luís tocou três mil pessoas. Ao longo de seu reinado, tocaria muito mais. BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed.
Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 54-55.
Enunciado:
O fragmento revela que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Uso dos porquês, adjetivos, substantivos e advérbios
Texto para a questão
Ângela,
Faz tanto tempo que eu não te escrevo, né? Nesse tempo todo eu ganhei um amigo. E depois andei muito triste porque fiquei sem ele. Ele tem uma verruga na ponta do nariz, usa sempre uma capa marrom e morava na casa verde do bicho-papão. Você tem que ver que joia que ele é.
Na casa dele tinha um monte de tinta de tudo que é cor, papel colorido, três gatos numa cestinha, um trombone, um monte de pincel. Sabe, ele é pintor e chama seu Genésio.
O seu Genésio sabe contar um monte de histórias lindas. Um dia eu fiquei lá com ele a tarde toda fazendo desenho e ouvindo as histórias dele. Cada vez que seu Genésio ia para a cozinha, ele tropeçava na cesta dos gatos, e eles aprontavam o maior berreiro. Até que eu resolvi tirar a cesta do meio do caminho e ficou melhor. O seu Genésio é muito distraído mesmo. Ele esqueceu de pagar a conta de luz e cortaram a luz da casa. Então, quando começou a ficar escuro, a gente parou de desenhar e acendeu uma vela. Acho que aquela luz misteriosa que a gente enxerga do lado de fora era luz de vela.
O seu Genésio me contou que ele nunca fica morando muito tempo num lugar só. Ele gosta de conhecer sempre outros lugares e outras pessoas pra sempre ter ideias novas pra pintar.
A gente fez pipoca, mas o sal tinha acabado. Então a gente pôs açúcar mesmo, e ficou meio esquisito. Eu fiquei um tempão comendo pipoca e ouvindo seu Genésio tocar trombone.
Quando a mamãe me chamou pra ir pra casa, eu dei um beijo no seu Genésio. Aí ele me disse que ia mudar no dia seguinte pra um país bem longe. Acho que um dia ele vai pintar um quadro da tarde que a gente passou junto.
Um beijo da
Marisa
Monica Stahel. Tem uma história nas cartas da Marisa. 6. ed.
São Paulo: Formato Editorial, 2012. p. 26-28.
Releia o trecho:
“Aí ele me disse que ia mudar no dia seguinte pra um país bem longe”.
A palavra em destaque indica
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
No período “Esperam-se igualdade, solidariedade educação, liberdade e paz”, o verbo concorda com o sujeito.
Qual o período que segue a mesma orientação?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Los higos y las avispas que los polinizan presentan uno de los ejemplos favoritos favoritos de los biólogos sobre
una relación beneficiosa entre dos especies diferentes. A cambio del servicio de la polinización que ofrece la
avispa, la fruta del higuerón suministra hospedaje y alimentación a las crías en desarrollo de la avispa. Sin
[4] embargo, éstas no siempre polinizan al higo. Los higuerones entonces castigan a las tramposas dejando caer las
frutas que no han sido polinizadas, matando así a las crías de las avispas que están dentro de la fruta, informan
científicos de Instituto Smithsonian de Investigaciones Tropicales (STRI, en inglés).
[7] Sus resultados, publicados en Proceedings of the Royal Society, muestran que las sanciones contra
tramposos pueden ser críticas para mantener la relación. “Las relaciones necesitan reciprocidad. Queremos saber
qué fuerzas mantienen este arreglo de 80 millones de años entre los higuerones y sus avispas polinizadoras”
[10] comentó Charlotte Jandér, la autora principal del artículo, quien llevó a cabo el estudio como becaria pre
doctoral en STRI.
“¿Qué hace que las avispas renuncien a obtener los beneficios de la relación al no pagar los costos?”
[13] Algunas especies de avispas portan polen pasivamente, el cual se les pega al cuerpo. Otras colectan el polen
activamente en bolsas especiales. Jandér evalúa la habilidad de seis diferentes pares de especies de higuerón
y avispa de higuerón para regular las trampas. Charlotte introduce, ya sea una sola avispa sin polen o una avispa
[16] que porta polen, dentro de una bolsa de redecilla que contiene un higo sin polinizar. Las avispas entran en los
higos y dejan sus huevos. Jandér encontró que los árboles con frecuencia dejan caer los higos no polinizados
antes de que las jóvenes avispas puedan madurar.
[19] “Esto se trata realmente sobre un tema muy humano de crimen y castigo. Encontramos que en las
especies que son polinizadas activamente — cuando se gasta tiempo y energía para colectar y depositar el polen
— aquéllas avispas que no proporcionaron el servicio básico de la polinización fueron sancionadas. Sin
[22] embargo, en las especies que son polinizadas de forma pasiva — cuando las avispas no tienen la necesidad de
esforzarse para polinizar — no hubo penalidades” aseguró Allen Herre, científico del cuerpo de investigadores
de STRI. “Aunque aún debemos entender claramente los costos asociados con la aplicación de las sanciones,
[25] pareciera que las mismas están presentes solo cuando se necesitan.”
“Las sanciones parecen ser una fuerza necesaria para mantener en regla esta, y otras relaciones de
mutuo beneficio. En nuestro estudio, vimos menos trampas cuando las sanciones eran más fuertes”, agrega
[28] Jandér. Los mismos resultados se han encontrado tanto para las asociaciones entre los seres humanos que entre
los insectos sociales. Es muy atractivo el pensar que los mismos principios generales pueden ayudar a mantener
la cooperación tanto dentro como entre especies.
Internet: (con adaptaciones).
A partir del texto precedente, juzgue lo ítem.
La relación ecológica descrita en el texto entre el higuerón y la avispa se llama mutualismo y diminuye la variabilidad genética en las poblaciones del higuerón.