(Uneal) Em relação ao desenvolvimento dos quatro grupos do Reino Plantae, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta parasitoses humanas causadas por parasitas pertencentes, unicamente, ao filo dos Nematelmintos.
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel Canson formato A4
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Cola colorida
- Lápis de cor
- Imagem grande de um rosto de uma pessoa
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar mais um pouco sobre Picasso, e o movimento cubista.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo
- https://www.todamateria.com.br/cubismo/
- Pedir as crianças para trazerem de casa uma imagem grande de um rosto de uma pessoa recortada de revistas ou jornais.
- Pedir as crianças para traçarem linhas retas no verso da folha (da imagem).
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/542754192566888275/
- OBS: Como são crianças pequenas, utilizar no máximo 04 linhas .
- Distribuir uma folha de papel canson para cada criança.
- Pedir as crianças para recortar a imagem nas linhas traçadas e reservar os pedaços para uma montagem cubista.
- Antes de iniciar a colagem, instrua as crianças a organizar as peças de maneira que as figuras não se encaixem corretamente de forma tradicional .
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento da atividade.
- Vá colando peça por peça .
- Entre uma peça e outra, pode ser aplicado cola colorida ou se as crianças preferirem pode ser usado o lápis de cor.
- Depois de finalizado a atividade o professor poderá colocar uma moldura (de papel) e fazer uma exposição dos trabalhos na escola.
- História | 5.4 Absolutismo
Na primeira bica abasteciam os negros, forros e cativos, os mulatos e os índios; na segunda, os moiros das galés, e os da primeira bica, quando fosse necessário; a terceira e quarta estavam reservadas aos homens e moços brancos; na quinta enchiam as mulheres pretas e na sexta, as mulheres e moças brancas. A quem infringisse esta ordem eram aplicados severos castigos — açoitamento com baraço e pregão, ao redor do Chafariz, sendo de cor; 2 000 réis de multa e três dias de cadeia, sendo branco o prevaricador.
CAETANO, J. O. Chafarizes de Lisboa. Lisboa: Distri, 1991.
A organização dos consumidores nos chafarizes públicos de Lisboa no século XVI, descrita no texto, expressava a
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(BAHIANA) 2NH4NO3(s) 2N2(g) + O2(g) + 4H2O (v)
O nitrato de amônio, NH4NO3 (s), fertilizante utilizado para aumentar a produção agrícola, é decomposto por aquecimento, de acordo com a reação representada pela equação química, o que pode provocar explosões. Além disso, o uso desse fertilizante em excesso contribui para a poluição ambiental porque a solução aquosa contendo íons nitrato, NO3 (aq), ao escorrer para lagos e rios, provoca o crescimento anormal de plantas aquáticas e a contaminação do sistema de abastecimento, o que causa a síndrome da “doença azul” em bebês que ingerem a água contendo nitratos, em uma concentração que afeta o nível de oxigênio no sangue, dentre outras doenças.
Considerando-se as informações do texto, a equação química que representa a reação de decomposição do nitrato de amônio, e, admitindo-se que o limite de nitratos, NO3 (aq), estabelecido para a água potável é de 44 mgl-1, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.
BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que: