Determinação do teor de álcool na gasolina
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado à gasolina é de 25%. Para saber se você está sendo enganado ou não, existe um teste bastante simples que pode ser realizado, chamado de “teste da proveta”.
Você vai precisar de uma proveta de 100 mL, 50 mL da gasolina que se deseja analisar e 50 mL de solução de cloreto de sódio (NaCl). Com a boca tampada, misture a gasolina e a solução, mas não agite. A água retirará o álcool que estava misturado na gasolina. Para sabermos, então, se a quantidade de etanol que tinha na gasolina estava dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, basta ver quanto de álcool foi retirado dela. Faz-se uma regra de três para saber quanto isso representa em porcentagem.
Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br. Acesso em: 08 nov. 2017 (adaptado).
Desconfiado da qualidade do combustível de um posto, um motorista, que abastece sempre com gasolina, adapta o experimento para testar se o combustível está de acordo com as normas. Em um recipiente de vidro, ele despeja 400 mL de gasolina e 400 mL de solução de cloreto de sódio (NaCl). Após o fim do teste, o volume ocupado por gasolina sem álcool foi de 288 mL. Ele concluiu, então, que a gasolina estava adulterada, pois a porcentagem de álcool encontrada no combustível foi de