(Unit) Em relação às características dos quatro grupos do Reino Plantae, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Considere as seguintes proposições para espécies químicas no estado gasoso:
I. A energia de ionização do íon Be3+ é maior do que a do íon He+.
II. O momento dipolar elétrico total da molécula de XeF4 é maior do que o da molécula de XeF2.
III. A energia necessária para quebrar a molécula de F2 é maior do que a energia necessária para quebrar a molécula de O2.
IV. A energia do orbital 2 s do átomo de berílio é igual à energia do orbital 2 s do átomo de boro.
Das proposições acima, está(ão) CORRETA(S)
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(FITS)
A figura ilustra uma população hipotética de besouros. Após alguns milhares de anos, com o surgimento de um vale na região, duas grandes subpopulações oriundas da mesma população inicial de besouros encontravam-se isoladas geograficamente de forma permanente, e não havia mais fluxo gênico e cruzamento de indivíduos (isolamento reprodutivo) entre as populações.A partir das informações apresentadas no texto e seus conhecimentos acerca da biologia evolutiva, a situação descrita é um exemplo de - Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Na “sociedade salarial” estabelecida depois da Segunda Guerra Mundial na Europa Ocidental, quase todos os indivíduos são cobertos por sistemas de proteção cuja história social mostra que eles foram construídos a partir do trabalho. Uma sociedade salarial não é apenas uma sociedade na qual a maioria da população ativa é assalariada. É, sobretudo, uma sociedade na qual a imensa maioria da população tem acesso à cidadania social, primordialmente, a partir da consolidação do estatuto do trabalho.
CASTEL, R. A Insegurança Social: o que é ser protegido? Petrópolis, RJ Vozes, 2006 p.33
Considerando o contexto histórico ao qual o texto faz referência, a ideia de estatuto do trabalho significa a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de linguistas que estão desenterrando as raízes do português brasileiro ao examinar cartas pessoais e administrativas, testamentos, relatos de viagens, processos judiciais, cartas de leitores e anúncios de jornais desde o século XVI, coletados em instituições como a Biblioteca Nacional e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. No acervo de documentos que servem para estudos sobre o português paulista está uma carta de 1807, escrita pelo soldado Manoel Coelho, que teria seduzido a filha de um fazendeiro. Quando soube, o pai da moça, enfurecido, forçou o rapaz a se casar com ela. O soldado, porém, bateu o pé: “Nem por bem, nem por mar!”, não se casaria. Um linguista pesquisador estranhou a citação, já que o fato se passava na Vila de São Paulo, mas depois percebeu: “Ele quis dizer ‘nem por bem, nem por mal!’. O soldado escrevia como falava. Não se sabe se casou com a filha do fazendeiro, mas deixou uma prova valiosa de como se falava no início do século XIX.”
FIORAVANTI, C. Ora pois, uma língua bem brasileira. Pesquisa Fapesp, n. 230, abr. 2015 (adaptado).
A carta de 1807, escrita pelo soldado Manoel Coelho, causou estranheza ao linguista pesquisador pela citação ‘Nem por bem, nem por mar!’. Essa estranheza está relacionada à compreensão inicial de que a palavra “mar” representaria o oceano. O fato relatado evidencia que
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UNESP) Uma imobiliária exige dos novos locatários de imóveis o pagamento, ao final do primeiro mês no imóvel, de uma taxa, junto com a primeira mensalidade de aluguel. Rafael alugou um imóvel nessa imobiliária e pagou R$ 900,00 ao final do primeiro mês. No período de um ano de ocupação do imóvel, ele contabilizou gastos totais de R$ 6.950,00 com a locação do imóvel.
Na situação descrita, a taxa paga foi de: