(UEFS) O odômetro é um aparelho utilizado para medir distância percorrida. Um automóvel que tem rodas de diâmetro 0,5 m percorre 15,0 km viajando da cidade P para a cidade Q.Admitindo-se π =3, o número de voltas realizadas pelas rodas do automóvel no percurso entre as duas cidades é de
Questões relacionadas
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Para identificar corretamente os elementos do espaço, hoje os cartógrafos utilizam as fotografias aéreas — tiradas de modernos e bem equipados aviões — e as imagens obtidas de altura ainda maior, por meio de satélites colocados em órbita a muitos quilômetros de distância da superfície da Terra. Depois disso, sofisticados equipamentos eletrônicos permitem a confecção de mapas muito fiéis aos elementos materiais do espaço.
(https://educacao.uol.com.br. Adaptado.)
Para a atual produção cartográfica, o excerto destaca o emprego
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
As variações e as mudanças nas línguas estão correlacionadas a fatores sociais. Na tira, a dedução do pai da garota é confirmada e gera o efeito de humor, pois seu interlocutor apresenta um vocabulário - Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
A bandeira de um estado é formada por cinco faixas, A, B, C, D e E, dispostas conforme a figura.
Deseja-se pintar cada faixa com uma das cores verde, azul ou amarelo, de tal forma que faixas adjacentes não sejam pintadas com a mesma cor.
O cálculo do número de possibilidades distintas de se pintar essa bandeira, com a exigência acima, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Variação linguística
Petrobras concede à japonesa Toyo construção de usina de hidrogênio no RJ
Tóquio, 30 mai (EFE). – A Petrobras concedeu à Toyo-Setal, filial da empresa Toyo Engineering, a construção de uma usina de hidrogênio que será erguida na cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro, anunciou a companhia japonesa nesta quinta-feira em comunicado.
O projeto, avaliado em cerca de R$ 1,2 bilhão, deverá ser finalizado somente em meados de 2016 e fará parte do complexo petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), atualmente em construção.
Sob o acordo, a Toyo-Setal anunciou que se encarregará do desenho do projeto, do equipamento, dos materiais, da instalação da usina de hidrogênio.
O complexo Comperj é um dos projetos mais importantes da Petrobras e está destinado a cobrir a crescente demanda de produtos petroquímicos e óleos ligeiros, detalhou o comunicado.
O complexo petroquímico também terá duas refinarias com capacidade para gerar até 165 mil barris diários, enquanto a usina de hidrogênio japonesa terá capacidade de 250 mil metros cúbicos por hora.
Durante os últimos 15 anos, a Toyo participou de 30 projetos no Brasil, tanto em alto- -mar como em continente, relacionados com a construção de usinas energéticas ou de tratamento de água.
Extraído do site: <http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2013/05/29/petrobras-concede-a-japonesa-toyo-construcaode-usina-de-hidrogenio-no-rj.htm>. Acesso em: 27 maio 2013.
“A Petrobras concedeu à Toyo-Setal, filial da empresa Toyo Engineering, a construção de uma usina de hidrogênio que será erguida na cidade de Itaboraí”. A oração destacada tem verbo:
a) na voz medial reflexiva.
b) na voz ativa, com sujeito explícito.
c) na voz passiva analítica, sem agente explícito.
d) na voz passiva pronominal.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2018 1ª FASE) Nas últimas décadas, descobriu-se que os volumosos e inadequados descartes de resíduos plásticos e de outros materiais sintéticos, mesmo quando realizados nos continentes, podem resultar em consideráveis depósitos em áreas distantes nos oceanos e mares, seja em seu fundo, na coluna d’água, ou na sua superfície. Como consequência, ocorrem mudanças físicas, químicas e ecológicas nesses oceanos e mares, em que alguns desses depósitos já atingem a escala planetária, como é o caso dos materiais plásticos flutuantes representados na figura.
www.revistapesquisafapesp.br, maio de 2016.
Os depósitos flutuantes representados na figura apresentam-se