O ácido clorídrico (HCℓ) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnésio metálico (Mg0), forma como produtos um gás inflamável/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados são, respectivamente:
Questões relacionadas
- História | 1.1 Pré-Colonial
(IFBA) “A conquista do Brasil pressupunha também o domínio ideológico dos povos das regiões colonizadas pela Coroa lusitana. Havia que provar pelo convencimento e pela força – a superioridade do modo oficial português de ser. Era necessário convencer as populações nativas e os recém-chegados da inferioridade e do 'bestialismo' dos hábitos americanos. A opção de europeus pela cultura material e social tupinambá causava tensões insustentáveis na férrea camisa-de-força vivencial em que as elites civis e religiosas ibéricas enquadravam as classes subalternas – metropolitanas e coloniais.”
MAESTRI, Mário. Os senhores do litoral. Conquista portuguesa e agonia tupinambá no litoral brasileiro. (século 16).
POA: Editora da Universidade/UFRGS, 1994. p. 61.
O texto acima e seus conhecimentos sobre as relações de dominação entre europeus e as populações indígenas na América Portuguesa permitem afirmar que:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Pesquise na internet imagens de obras de arte do artista Henri Matisse criadas com a técnica
do recorte e colagem (sugestões de obras: “Nu azul II”, “ A tristeza do rei”, “O caracol”, “A
lagoa”, “O circo”, “Ícaro”, “O tobogã”, “O palhaço”, “A piscina”, “ O cavalo do palhaço”, “Ramo de folhas”).
-Disponível:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Nudes
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sorrows_of_the_King
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Snail
https://pt.wahooart.com/@@/5ZKCQP-Henri-Matisse-O-Circo
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J6-Henri-Matisse-Icaro
https://pt.wahooart.com/@@/8XY7J5-Henri-Matisse-O-Tobog%C3%A3
https://br.pinterest.com/pin/387872586653841808/?lp=true
https://www.milenio.com/cultura/el-homenaje-de-font-a-la-piscina-de-matisse
http://falandodeartenaescola.blogspot.com/2012/11/henri-matisse.html
- Tesouras sem ponta
- Papéis coloridos (cartolinas, papel sulfite, papel cartão, etc)
- Papéis em tamanhos A3 e A4 de várias cores
- Cola
- Pincel
- Giz de cera
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Com antecedência, peça as crianças para fazerem uma pequena pesquisa sobre
Henri Matisse. (neste processo a criança deverá pedir ajuda a um adulto).
- A atividade pode ser realizada na sala ou no pátio.
- O professor vai providenciar várias cópias das imagens sugeridas acima, impressas em
tamanho grande e pendurá-las com barbantes formando móbiles.
- Pendure os móbiles com as obras do artista na altura das crianças e em lugares estratégicos
para que possam andar pelo espaço livremente. Pendure por todo o espaço outros pedaços
de barbantes para colocar as produções das crianças.
- Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem
(papéis, tesouras, pincéis e colas ).
- Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e
colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.
- Organize cantos acolhedores para as crianças que terminarem primeiro (sugestão: cantos
para desenho, modelagem e brincadeira com blocos de encaixe).
- Leve as crianças até o local que você deixou previamente organizado com móbiles com
imagens das obras de Henri Matisse e materiais de recorte e colagem. Permita que as
crianças andem pelo espaço livremente apreciando as imagens nos móbiles. Pergunte se
lembram ou se já viram alguma das obras que estão penduradas e qual nome do artista que
as produziu. Diga que a atividade de hoje é de recorte e colagem, que elas serão os próprios
artistas e que suas produções ficarão penduradas ali, junto com as obras de Matisse.
- Diga que antes de iniciar a produção você quer saber quais novidades trouxeram sobre vida e
obras do artista (caso tenham feito essa pesquisa em outro momento na escola ou em casa).
- Escute a fala das crianças e acolha as informações dadas por elas, considere que expressam
seus conhecimentos à sua maneira.
- Diga que você também trouxe novidades sobre algumas obras, mas que, para contar, será
necessário que elas descubram onde está a obra que você vai falar. Lance um enigma dando
uma dica sobre a obra, podendo ser em forma de adivinha.
- Faça desse um momento de apreciação lúdico. Deixe as crianças pensarem sobre a resposta
do enigma. Escute as hipóteses e vá dando outras dicas até que uma criança fale o nome ou
identifique a obra que você está se referindo.
- Convide as crianças para se organizarem ao redor do móbile da obra e fale a novidade.
- Possíveis falas e ações do professor neste momento: Com a obra “piscina”, por exemplo: O
que é, o que é? Matisse gostava muito do mar, do azul, de ver os banhistas, mas como não
podia ter um mar em casa então ele criou uma …? Valide o que as crianças sugerem: Piscina!
Esse é o nome da obra e aqui está ela. Matisse criou essa obra quando já estava na cadeira de
rodas e como gostava muito de ver o mar resolveu fazer um mural bem grande para pôr na
sua sala com muitos recortes em formas de banhistas, plantas e animais aquáticos na cor
azul.
- Explique para as crianças que você trouxe alguns materiais parecidos com os que o Matisse
usou para fazer as obras que estão expostas nos móbiles e que agora elas serão os artistas e
farão seus próprios recortes colagens.
- Faça uma breve apresentação dos materiais, se revezando nos pequenos grupos que
começam a se formar.
- Observe como as crianças se organizam e interagem com as tesouras e papéis.
- Oriente quanto alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura.
- Faça alguns combinados de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os
materiais oferecidos na atividade, e recomende que devem usá-la com cuidado e atenção.
- Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas tomem decisões, como as cores e
espessuras dos papéis que preferem recortar e em quais papéis querem fazer suas colagens.
- Acompanhe as produções nos pequenos grupos e seja um coparticipante, fazendo alguns
recortes também. Fique atento em como as crianças manuseiam a tesoura. Em alguns
momentos você pode apontar a ação de alguma criança que esteja segurando o papel e a
tesoura corretamente como referência. Caso haja alguma criança que não se sinta à vontade
em manusear a tesoura, você pode oferecer os recortes feitos por você, para que ela faça a
colagem, ou perguntar se outra criança deseja ceder alguns recortes para o colega ,
incentivando a colaboração mútua.
- Observe se alguma criança apresenta preferência por uma das mãos para fazer o recorte.
- Deixe-a experimentar várias estratégias para manusear o utensílio e respeite se a criança
tiver preferência ou mais conforto em segurar a tesoura com a mão esquerda.
- Potencialize a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas
enquanto produzem e apontando para as imagens, se necessário.
- Fique atento em como as crianças exploram os espaços dos papéis durante as colagens.
Algumas crianças podem colar recortes um sobre o outro, outras podem usar todo o espaço
do papel. Observe que algumas podem brincar, durante a manipulação da cola, explorando
com as mãos e os dedos. Para outras, pode ser um grande desafio retirar os recortes de
papéis que podem ficar grudados nos dedos ou controlar a quantidade de cola a ser usada.
- Oriente quanto aos cuidados de não colocar cola na boca nem usá-la excessivamente. Use
como referência a ação de outra criança que esteja passando a quantidade de cola adequada,
se necessário.
- Valorize e respeite o modo de criação da criança. Conforme elas forem terminando, pendure
suas produções nos barbantes que deixou pendurados entre os móbiles, para que possam
apreciar as obras e a dos colegas.
- Em alguns momentos você pode chamar atenção para a obra de uma criança, comparando
com alguma obra de Matisse. Você pode sugerir as crianças dar um nome para as suas produções.
- Algumas crianças podem demonstrar muito interesse em fazer recortes e colagens. Deixe-as
à vontade para produzir quanto quiserem. Outras podem preferir brincar com os móbiles das
obras de Matisse e as produzidas por elas, enquanto outras se dividem por livre escolha nos
cantos preparados para desenho, pintura e modelagem ou brincando com os blocos de
encaixe. Atenda o interesse de todas e possibilite que continuem a exploração dos materiais
respeitando seus interesses e o tempo de cada criança. Ao se aproximar do tempo estimado,
comece a sinalizar que a atividade está chegando ao fim e comunique as que ainda
envolvidas sobre qual será a próxima atividade, como forma de despertar o interesse no que
está por vir. Avise que em alguns minutos todas precisarão ajudar na organização da sala e
dos materiais. Convide-as a arrumar o ambiente de forma divertida, cantando uma música de
transição conhecida pelas crianças.
- Vai ser uma experiência muito legal e divertida!
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3808/recorte-e-colagem-de-henri-matisse#
HENRI MATISSE E SUAS CORES VIBRANTES
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(...)"A patroa de Natalina passou a viajar sozinha. O patrão ficava no quarto dele, de noite levantava e ia buscar Natalina no quarto da empregada. Não falavam nada, naqueles encontros de prazer comedido. (...) Um dia as regras de Natalina não desceram. A patroa aflita pediu a urina, fizeram o exame: positivo. Os três estavam grávidos. O pai sorriu, voltou a viajar sempre. A patroa ficava o tempo todo com ela. Contratou outra empregada. Levava Natalina ao médico, cuidava de sua alimentação e de distraí-la também." (...).
EVARISTO, 2014, pp. 47- 48. Fragmentos.
O exame de gravidez dá resultado positivo quando detecta, na urina da mulher, a presença do hormônio:
- Filosofia | 2.2 Clássica
[…] temos de começar por distinguir o seguinte: o que é aquilo que é sempre, e não tem geração, e aquilo que se gera sempre, e nunca é? O primeiro pode ser apreendido pelo pensamento, acompanhado pelo raciocínio, uma vez que é sempre desta maneira; enquanto o segundo pode ser opinado pela opinião, acompanhado pela sensação desprovida de raciocínio, uma vez que se gera e se corrompe, nunca sendo realmente.
PLATÃO. Timeu. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
Com base no texto, a teoria filosófica descrita entende que a apreensão do verdadeiro conhecimento se dá pela
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el fragmento de texto.
Martín iba a cumplir 8 años, y desde hacía unos meses, sólo pensaba en lo bien que se lo pasaría con sus amigos en la fiesta de cumpleaños que organizarían en el jardín de su casa. Y es normal, porque sus padres le organizaban una fiesta por todo lo alto. Venían payasos, malabaristas, e incluso ponían dos camas elásticas para que Martín y sus amigos se lo pasaran en grande dando saltos sin parar.
Disponible en: < http://www.cuentosinfantilescortos.net/cuentola-fiesta-de-cumpleanos-de-martin/>Acceso el: 20 jun. 2015. (Fragmento)
A) ¿Cuántos años iba a cumplir Martín?
B) ¿Qué iba a tener en la fiesta de cumpleaños de Martin?