(Uesb)
Com base na análise da figura, nos conhecimentos relacionados aos distintos tipos de cromossomos existentes e o modo em que se agrupam nas células humanas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIT) Duas esferas condutoras idênticas carregadas com cargas +Q e -3Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade F. As esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais. Nessas condições, é correto afirmar:
- Física
Um bloco de 5 kg e um bloco de 10 kg deslizam por um plano inclinado sem atrito. Pode-se afirmar que:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(CFTMG) Apesar das diferenças na estrutura das células eucariotas e procariotas, o processo descrito a seguir é semelhante em ambas.
Em eucariotos, a etapa que ocorre principalmente no núcleo está representada pelo número
- Literatura | 4.2 Realismo(FGV-RJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Texto para a(s) questão(ões) a seguir
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Ao configurar as Memórias póstumas de Brás Cubas como narrativa em primeira pessoa, conforme se verifica no trecho, Machado de Assis
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma obra de arte é um desafio; não a explicamos, ajustamo-nos a ela. Ao interpretá-la, fazemos uso dos nossos próprios objetivos e esforços, dotamo-la de um significado que tem sua origem nos nossos próprios modos de viver e de pensar. Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna se, deste modo, arte moderna.
As obras de arte, porém, são como altitudes inacessíveis. Não nos dirigimos a elas diretamente, mas contornamo-las. Cada geração as vê sob um ângulo diferente e sob uma nova visão; nem se deve supor que um ponto de vista mais recente é mais eficiente do que um anterior. Cada aspecto surge na sua altura própria, que não pode ser antecipada nem prolongada; e, todavia, o seu significado não está perdido porque o significado que uma obra assume para uma geração posterior é o resultado de uma série completa de interpretações anteriores.
Arnold Hauser, Teorias da arte. Adaptado
(FUVEST 2018 1ª FASE) De acordo com o texto, a compreensão do significado de uma obra de arte pressupõe