(UNICENTRO) Durante um jogo de futebol, um goleiro chuta uma bola para um jogador, distante 20,0m, a uma velocidade de 36 km/h e inclinada de 45° em relação a horizontal.
Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local como sendo 10,0 m/s², sen 45° = cos 45°= , a velocidade que o jogador deve correr para alcançar a bola na mesma altura que foi lançada, em m/s, é, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
Materiais:
- Um grande lençol branco ou papel sulfite em metro
- Tinta guache
- Rolinhos de espuma pequenos
- Pratos de plástico (para festas)
Desenvolvimento:
1 – Apresentar a obra de Jackson Pollock citada na página 13.
2 – Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre Pollock poderão ser passados os vídeos indicados nas referências.
3 – Após a exibição dos filmes, levar as crianças para o pátio, estender o tecido ou o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do tecido aberto. Ensinar às crianças como molhar o rolinho na tinta e deixar que façam uma bela pintura ao estilo de Pollock.
4 – Num momento seguinte, depois de seca a primeira parte, pezinhos e mãozinhas molhados nas tintas poderão completar a obra.
Observações:
1 – A tinta deve estar um pouco dissolvida em água; não muito para não escorrer.
2 – Deixar que as crianças andem sobre a pintura significa roupa que pode sujar.
3 – É importante, mesmo num trabalho como este, deixar claro para as crianças que o objetivo está desvinculado de brincadeiras com as tintas, desperdício ou indisciplina.
4 – Os próprios alunos poderão limpar os instrumentos utilizados ao final da aula.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Performance
Definição
Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo que neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público. A performance deve ser compreendida a partir dos desenvolvimentos da arte pop, do minimalismo e da arte conceitual, que tomam a cena artística nas décadas de 1960 e 1970. A arte contemporânea, põe em cheque os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. Nesse contexto, instalações, happenings e performances são amplamente realizados, sinalizando um certo espírito das novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação artística às coisas do mundo, à natureza e à realidade urbana. Cada vez mais as obras articulam diferentes modalidades de arte - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. - desafiando as classificações habituais e colocando em questão a própria definição de arte. As relações entre arte e vida cotidiana, assim como o rompimento das barreiras entre arte e não-arte constituem preocupações centrais para a performance (e para parte considerável das vertentes contemporâneas, por exemplo arte ambiente, arte pública, arte processual, arte conceitual, land art, etc.), o que permite flagrar sua filiação às experiências realizadas pelos surrealistas e sobretudo pelos dadaístas.
As performances conhecem inflexões distintas no interior do grupo Fluxus. As exibições organizadas por Georges Maciunas (1931-1978), entre 1961 e 1963, dão uma projeção inédita a essa nova forma de arte. Os experimentos de Nam June Paik (1932), assim como os de John Cage (1912-1992) - por exemplo, Theather Piece # 1, 1952 -, que associam performance, música, vídeo e televisão, estão comprometidos com a exploração de sons e ruídos tirados do cotidiano, desenhando claramente o projeto do Fluxus de romper as barreiras entre arte/não-arte. O nome de Joseph Beuys (1921-1986) liga-se também ao grupo e à realização de performances - nome que ele recusava, preferindo o termo "ação" - que se particularizam pelas conexões que estabelecem com um universo mitológico, mágico e espiritual.
Trabalhos muito diferentes entre si, realizados entre 1960 e 1970, aparecem descritos como performances, o que chama a atenção para as dificuldades de delimitar os contornos específicos dessa modalidade de arte.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3646
Converse com a turma sobre esse assunto, e peça que pesquisem para aprofundar o tema em livros, revistas, jornais e sites da internet. Abra um espaço para que discutam e troquem as informações pesquisadas, explore bem o tema e depois proponha aos alunos a realização de uma performance bastante simples e praticada por grupos de teatro amadores. O vestuário deve ser bem básico, como o preto ou branco, e o rosto deve ser pintado de branco, contornos dos olhos e boca de preto. Divida a turma em grupos de seis e a cada dia um grupo de alunos deverá, no horário de recreio, escolher aleatoriamente um aluno de outra turma, chegar perto, do lado ou atrás e imitar todos os seus gestos, essa atuação não deve durar mais do que 1 ou 2 minutos.
Depois de realizadas as performances, abra uma roda de discussão e junto com a turma avalie como foi essa vivência.
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Entre as principais estruturas de pensamento, no alvorecer da filosofia, encontra-se o pensamento socrático-platônico. Considerando as referências históricas e as características do pensar dos dois filósofos da antiguidade, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Como principal discípulo de Sócrates, Platão seguiu, inicialmente, os passos do mestre até romper com ele, ao optar por um pensamento mais sistemático.
( ) Tanto Sócrates quanto Platão defendiam o poder do pensamento racional como principal ferramenta de aproximação da verdade sobre o mundo real.
( ) Sócrates, como um dos principais pensadores sofistas foi o iniciador do pensamento filosófico cosmológico, dedicado à especulação sobre a natureza, sobre o cosmo.
( ) A Alegoria da caverna, escrita por Platão, é uma representação, uma metáfora sobre o mundo, concebida por ele para explicitar o modelo de um mundo dual: um racional, verdadeiro, e outro sensível, falso.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa el uso del verbo gustar en el texto. Yo tengo un propio estilo, es la ropa que me gusta y es cómoda. La calidad no es muy importante para mí, pero la moda lo es un poco, y el precio. Yo no gasto mucho dinero en la ropa.
No tengo color favorito, pero me gusta la mezcla de colores que me van bien. Normalmente
son el azul, gris y blanco. Los estilos en Finlandia son similares, pero me gusta la moda aqui ahora.
Me recuerda que la primavera y el verano se acercan. Me encanta más el verano.
Disponible en: https://parasol-turku.wikispaces.com/Kirjoitelma+La+ropa. Acceso el: 07 mayo. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Escribe un texto hablando sobre el estilo de ropa que le gusta, de qué color, marca etc.
- Geografia | 3. Física
Analise os diagramas.
Esses diagramas demonstram o processo de