(UNIPÊ)
Com base na análise do gráfico, que representa a posição de uma partícula em função do tempo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
O elemento iodo (I) tem função biológica e é acumulado na tireoide. Nos acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima, ocorreu a liberação para a atmosfera do radioisótopo 131I, responsável por enfermidades nas pessoas que foram expostas a ele. O decaimento de uma massa de 12 microgramas do isótopo 131I foi monitorado por 14 dias, conforme o quadro.
Tempo (dia)
Massa residual de 131I (mg)
0
12,0
2
10,1
4
8,5
5
7,8
6
7,2
8
6,0
14
3,6
Após o período de 40 dias, a massa residual desse isótopo é mais próxima de
- História
Ao contrário do que se verificou na monarquia absolutista francesa do século XVIII, houve diversos Estados absolutistas nos quais os respectivos monarcas e seus ministros tentaram de alguma forma pôr em prática certos princípios da Ilustração, sem abrir mão, é claro, do próprio absolutismo - tal foi, em essência, o absolutismo ilustrado.
(Francisco José Calazans Falcon, "Despotismo Esclarecido")
O rei D. José I e seu primeiro ministro Sebastião José de Carvalho e Melo - futuro marquês de Pombal, são considerados os representantes do despotismo esclarecido em Portugal. Acerca do chamado período pombalino, é correto afirmar que
- Matemática | 10. Estatística
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos e é também um dos campeões mundiais de desperdício. São produzidas por ano, aproximadamente, 150 milhões de toneladas de alimentos e, desse total, são produtos de plantio. Em relação ao que se planta, 64% são perdidos ao longo da cadeia produtiva (20% perdidos na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e o restante no processamento culinário e hábitos alimentares).
Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em: 1 ago. 2012.
O desperdício durante o processamento culinário e hábitos alimentares, em milhão de tonelada, é igual a
- Literatura | 5.2 Modernismo
Ata
Acredito que o mau tempo haja concorrido para que os sabadoyleanos* hoje não estivessem na casa de José Mindlin, em São Paulo, gozando das delícias do cuscuz paulista aqui amavelmente prometido. Depois do almoço, visita aos livros dialogantes, na expressão de Drummond, não sabemos se no rigoroso sistema de vigilância de Plínio Doyle, mas de qualquer forma com as gentilezas das reuniões cariocas. Para o amigo de São Paulo as saudações afetuosas dos ausentes- presentes, que neste instante todos nos voltamos para o seu palácio, aquele que se iria desvestir dos ares aristocráticos para receber camaradescamente os descamisados da Rua Barão de Jaguaribe.
Guarde, amigo Mindlin, para breve o cuscuz da tradição bandeirante, que hoje nos conformamos com os biscoitos à la Plínio Doyle.
Rio, 20-11-1976.
Signatários: Carlos Drummond de Andrade, Gilberto de Mendonça Teles, Plínio Doyle e outros.
Cartas da biblioteca Guita e José Mindlin. Adaptado.
* “sabadoyleanos”: frequentadores do sabadoyle, nome dado ao encontro de intelectuais, especialmente escritores, realizado habitualmente aos sábados, na casa do bibliófilo Plínio Doyle, situada no Rio de Janeiro.
(FUVEST 2013 1° FASE) As expressões “ares aristocráticos” e “descamisados” relacionam-se, respectivamente,
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Los niños ya han empezado, casi todos, su rutina en el colegio. Ahora ya iremos pensando que clases extraescolares van a escoger este año para completar su formación o sus ratos de diversión. Aunque un gran número de niños prefieren hacer algo totalmente lúdico o relacionado con el deporte, nunca está de más que observemos con detenimiento sus capacidades y sus preferencias, pues hay ciertas modalidades artísticas que nos suelen pasar por alto.
Una de ellas es la música. Aunque en el plan de estudios dan algunas clases para conocer el lenguaje musical, hay niños que presentan ciertas habilidades especiales para la ejecución de un instrumento. Según los estudios realizados hasta ahora, la música aporta muchísimos beneficios para el desarrollo, no solo interior del niño, sino también hacia el exterior. Según una última investigación, practicar música les ayuda a resolver problemas, al mismo tiempo que los convierte en seres más sociables.
Disponible en: < http://www.elbloginfantil.com/musica-ayuda-ninos-resuelvan-mejor-problemas.html>
Acceso el: 06 mar.2014. Fragmento
De acuerdo a la noticia, la música hace bien a los niños porque les ayuda a