(UESB) Uma pequena esfera é lançada, a partir do solo, verticalmente para cima, com velocidade de 10,0 m/s.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s² e desprezando-se os efeitos da resistência do ar, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Observe a figura.
A indicação do mapa e o texto demonstram que essa região histórica e geográfica está, hoje, localizada:
- História | 6.01 Revolução Francesa
(ESPM) Que o preço de todos os gêneros de primeira necessidade seja fixado invariavelmente sobre os dos ditos antigos, depois de 1789 até, inclusive, o ano 90, proporcionalmente às suas qualidades diversas; que as matérias-primas sejam também tabeladas, de maneira que os lucros da indústria, os salários do trabalho e os benefícios do comércio possam facultar ao homem industrioso, ao agricultor, ao comerciante, adquirir a coisas necessárias e indispensáveis à subsistência, e ainda tudo quanto possa contribuir para o bem-estar.
(Albert Soboul. História da Revolução Francesa)
A medida tratada no texto e colocada em vigor durante a Revolução Francesa pelo Comitê de Salvação Pública foi:
- História
A chamada Guerra de Canudos, Revolução de Canudos ou Insurreição de Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sociorreligioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.(...) A situação na região, à época, era muito precária devido às secas, à fome, à pobreza e à violência social. Esse quadro, somado à elevada religiosidade dos sertanejos, deflagrou uma série de distúrbios sociais, os quais, diante da incapacidade dos poderes constituídos em debelá-los, conduziram a um conflito de maiores proporções.Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/ef2/canudos/. Acesso em 21 set. 2015.
O movimento de Canudos foi uma:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UCS) Leia a letra da música Rodo Cotidiano, do grupo O Rappa a seguir.
Rodo Cotidiano
(Marcelo Falcão, Marcos Lobato, Marcelo Lobato)
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x)
A ideia lá comia solta
Subia a manga amarrotada social
No calor alumínio, não tinha caneta nem papel
E uma ideia fugia
Era o rodo cotidiano (2x)
O espaço é curto quase um curral
Na mochila amassada uma quentinha abafada
Meu troco é pouco, é quase nada (2x)
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x)
Não se anda por onde gosta
Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta
Ela some, ela no ralo de gente
Ela é linda mas não tem nome
É comum e é normal
Sou mais um no Brasil da Central
Da minhoca de metal que corta as ruas
Da minhoca de metal
Como um Concorde apressado cheio de força
Voa, voa pesado que o ar
E o avião, o avião, avião do trabalhador
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (6x)
Disponível em:html#ixzz3C5EtB8MS>.Acesso em: 01 set. 14. (Adaptado)
Assinale a alternativa que melhor explicita a relação com o espaço urbano.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos EstilísticosLabaredas nas trevasFragmentos do diário secreto deTeodor Konrad Nalecz Korzeniowski
20 DE JULHO [1912]
Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: “Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. [...] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe.”
20 DE DEZEMBRO [1919]
Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi “um fenômeno hoje esquecido” e me pediram um artigo.
FONSECA, R. Romance negro e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 (fragmento).
Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”, pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de: