(UESB) Uma pequena esfera é lançada, a partir do solo, verticalmente para cima, com velocidade de 10,0 m/s.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s² e desprezando-se os efeitos da resistência do ar, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
(UERJ) Observe na tabela os valores das temperaturas dos pontos críticos de fusão e de ebulição, respectivamente, do gelo e da água, à pressão de 1 atm, nas escalas Celsius e Kelvin.
Pontos críticos
Temperatura
°C
K
Fusão
0
273
Ebulição
100
373
Considere que, no intervalo de temperatura entre os pontos críticos do gelo e da água, o mercúrio em um termômetro apresenta uma dilatação linear. Nesse termômetro, o valor na escala Celsius correspondente à temperatura de 313 K é igual a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os dois textos a seguir. O primeiro é do historiador grego Heródoto que visitou o Egito e registrou a sua impressão sobre as tradições de seu povo. O segundo é uma interpretação do historiador Jaime Pinsky.
A maior parte do país é uma dádiva do Nilo, como dizem os sacerdotes, e foi essa a minha impressão. Poucos esforços despendem os egípcios para obter frutos da terra. Aguardam simplesmente que o rio suba, transborde, inunde, fertilize os campos e torne o seu leito normal.
HERÓDOTO. In: AZEVEDO, Vitor de; BROCA, J. Brito.
História. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. p. 91.
É verdade que a civilização egípcia começou a ser construída com o trabalho organizado a partir de condições geográficas favoráveis. Mas a civilização não é uma dádiva dessas condições geográficas do Nilo, uma vez que surge quando o homem atua, modificando e domando a natureza.
PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Atual, 1987. p. 87.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Heródoto afirma que o Egito é uma dádiva do Nilo, enquanto Jaime Pinski afirma que o Egito é fruto do trabalho humano, que atuou e transformou as condições naturais.
II. Apesar de não ter a mesma opinião, os autores revelam que teria sido impossível as pessoas se fixarem numa região desértica sem a existência do rio Nilo.
III. Pinsky, ao afirmar que o homem criou formas de aproveitar a água do rio Nilo, revela que a civilização egípcia não associava os seus deuses aos elementos da natureza.
Estão corretas:
- Química | A. Equilíbrio Químico
Em uma aula prática, alguns alunos investigaram o equilíbrio existente entre as espécies químicas em solução aquosa. A equação química que representa o fenômeno estudado é descrita por
Nessa investigação, os alunos misturaram quantidades iguais de solução de cloreto de ferro III e de tiocianato de amônio e a mistura produzida foi dividida em três frascos, A, B e C. A partir de então, realizaram os seguintes procedimentos:
I. no frasco A, adicionaram uma ponta de espátula de cloreto de amônio sólido e agitaram até completa dissolução desse sólido.
II. no frasco B, adicionaram algumas gotas de solução saturada de cloreto de ferro III.
III. no frasco C, adicionaram algumas gotas de solução saturada de tiocianato de amônio.
Considerando-se que em todas as adições tenha havido deslocamento do equilíbrio, é correto afirmar que esse deslocamento ocorreu no sentido da reação direta
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(CEFET) Um professor de Química propôs a manipulação de um indicador ácido-base que se comportasse da seguinte maneira:
As cores das soluções aquosas de NaCN, NaCl e NH4Cl na presença desse indicador, são, respectivamente
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A) O que mudou na vida dos índios a partir do contato com o homem branco?
B) Cite uma semelhança e uma diferença entre o modo de vida dos índios na época da chegada dos portugueses ao Brasil e hoje em dia.