(UNIT) A figura é uma representação, em escala, da fotografia estroboscópica do movimento de uma esfera que foi abandonada de uma altura a 20,0 m do solo, sendo fotografada a cada 0,5s, a partir do início da queda
Nessas condições, é correto afirmar que o módulo da aceleração da esfera, em m/s², era de
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(CFT-MG) O gráfico abaixo mostra a intensidade de uma força aplicada a um corpo no intervalo de tempo de 0 a 4 s.
O impulso da força, no intervalo especificado, vale
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UECE) Atente para o seguinte trecho sobre respiração aeróbica e assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas:
“Visto que a __________ é a forma de energia usada pelas células para realizar os processos biológicos, os elétrons ricos em energia capturados na glicólise (NADH) e __________ (NADH e FADH2 ) devem ser convertidos para ATP. Este processo é dependente de __________ e envolve uma série de carreadores de elétrons, conhecida como __________”.
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FMC) No século XVII, na América do Sul, os jesuítas observaram que os indígenas usavam as cascas de quina (Cinchona spp.) no tratamento de febre. A planta foi cultivada em outros países e utilizada ao redor do mundo no tratamento da malária, até a formulação de análogos sintéticos, como a cloroquina e a pirimetamina.
A Cinchona é uma planta:
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(FUVEST) Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.
www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.
No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO) É preciso não beber mais. Não é preciso sentir vontade de beber e não beber: é preciso não sentir vontade de beber. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso fechar para balanço e reabrir. É preciso não dar de comer aos urubus. Nem esperanças aos urubus. É preciso sacudir a poeira. É preciso poder beber sem se oferecer em holocausto. É preciso. É preciso não morrer por enquanto. É preciso sobreviver para verificar. Não pensar mais na solidão de Rogério, e deixá-lo. É preciso não dar de comer aos urubus. É preciso enquanto é tempo não morrer na via pública.
TORQUATO NETO. In: MENDONÇA, J. (Org.) Poesia (im)popular brasileira. São Bernardo do Campo. Lamparina Luminosa, 2012.
O processo de construção do texto formata uma mensagem por ele dimensionada, uma vez que