(UEFS) Um carro, partindo do repouso, ganha velocidade a uma taxa constante de 6 m/s².
Considerando-se M o valor da distância por ele percorrida após 8s e N, o valor da velocidade média para o intervalo de t = 0 até t = 8s, conclui-se que o valor de M + N é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão se refere ao texto a seguir.
"Por volta de 8.000 a.C. o homem aprofunda suas relações com o meio circundante aproveitando a terra para o plantio, iniciando um rudimentar princípio de organização. Aproximadamente no ano de 6.000a.C., inovações técnicas, tais como arado de relha, aliadas ao deslocamento para os vales fluviais (inicialmente Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e mais tarde o rio Hucango na China), cuja inundação deixava - em extensas áreas alagadas um lodo bastante fértil, dão à agricultura um notável impulso. As inovações tecnológicas prosseguem e no ano 5.000a.C. já se podia notar a presença de diques, canais e vales de irrigação.
"(...) ao fixar-se num pedaço de terra o agricultor cria uma propriedade, surge a tribo sedentária, a qual deve manter-se ainda mais unida para defender-se dos nômades e camponeses sem terra. Do acampamento de barracas surge a aldeia onde muitos homens vivem num pequeno espaço, aproveitando a fertilidade da região. Esse aldeamento consiste
um primeiro passo para o surgimento da cidade antiga, não muito longe dos campos lavrados.
"Foi em torno de 5.000a.C. que surgem, junto ao Eufrates e em outros pontos da Ásia Menor, as primeiras povoações às quais pode-se dar o nome de cidade. Dentre essas as mais antigas foram provavelmente: Kisch, Ur, Uruk. As duas últimas desapareceram com a mudança do leito do rio Eufrates."
static.recantodasletras.com.br/arquivos/1010051.doc. Acesso 19/11/09
a) Aponte três eventos que marcaram o surgimento das cidades
b) Por que a mudança do leito dos rios pode fazer desaparecer uma cidade? Isso é bom ou ruim? Justifique sua resposta.
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Um aventureiro chama a atenção para o impacto do plástico no meio ambiente, atravessando a maior concentração de lixo do mundo em um veleiro feito totalmente de recipientes recicláveis. O barco flutua graças a 12 mil garrafas plásticas.
No Brasil, a produção mensal de garrafas plásticas é de 9 bilhões de unidades, sendo que 47% dessas garrafas são reaproveitadas e o restante vai para o lixo.
Época. São Paulo: Globo, n. 619, 29 mar. 2010 (adaptado).
Quantos barcos como esse é possível construir com as garrafas que vão para o lixo no Brasil?
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
André, Carlos e Fábio estudam em uma mesma escola e desejam saber quem mora mais perto da escola. André mora a cinco vinte avos de um quilômetro da escola. Carlos mora a seis quartos de um quilômetro da escola. Já Fábio mora a quatro sextos de um quilômetro da escola.
A ordenação dos estudantes de acordo com a ordem decrescente das distãncias de suas respectivas casas à escola é - História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Leia o texto a seguir sobre as relações econômicas entre Estados Unidos e Brasil.
Enviada no auge da campanha eleitoral nos Estados Unidos, uma carta do representante comercial dos EUA, Ron Kirk, com severas críticas à política comercial brasileira foi considerada "inaceitável" pelo destinatário, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Na carta, Kirk fala da "preocupação" do governo dos EUA com o aumento de tarifas de importação no Brasil e no Mercosul. Ele cobra a revisão do aumento de tarifas de cem produtos anunciados pelo Brasil na semana passada e o cancelamento da planejada elevação das tarifas para mais cem mercadorias, em outubro.
Disponível em: <http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/geral> Acesso em: 21 set. 2012.
Práticas como a apresentada no texto eram comuns no mercantilismo, cujo objetivo final era
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os frutos da pupunha têm cerca de 1 g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013.
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu- se porque houve