(UEFS) Um automóvel com 4,0 m de comprimento desenvolvia uma velocidade constante de 50,0 km/h, em uma estrada plana e reta e ultrapassou uma carreta de 16,0 m de comprimento, que trafegava com movimento uniforme a 40,0 km/h, no mesmo sentido do automóvel.
Nessas condições, o intervalo de tempo da ultrapassagem, em segundos, foi de
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
O sentido da palavra ojalá, utilizado pela personagem, pretende expressar
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Abaixo você vai acompanhar o relato do Vovô Dembo ao pequeno Chaka contando-lhe como era a sua vida, quando menino, na África. — Conte, Vovô Dembo, me conte da chegada da chuva. — A chegada da chuva, meu pequeno Chaka! Para compreender é preciso ter vivido aqueles meses sem chuva, sem um pingo de chuva, quando o calor é tão forte que o solo forma ondas. Imagine, meu pequeno Chaka, imagine os pântanos secos, o solo pregueado como a pele do elefante, as plantas mais secas que o feno e a água que virou tão preciosa como o ouro. E depois, um dia, o ar fica pesado, imóvel e pesado. Irrespirável. E o céu pouco a pouco fica negro. É a noite durante o dia, igual ao fim do mundo. Um grande pingo explode no chão! Ploc! E outro! Ploc! E mais outro, milhares de outros. Chove, meu pequeno Chaka, chove! E na selva, o solo fumega de alegria. [...] — Conte, Vovô Dembo, me conte dos espíritos da selva. — Os espíritos, meu pequeno Chaka, os espíritos estão em toda parte. São como a serpente. Eles se escondem nas moitas de plantas novas, se encolhem na cavidade dos tamarineiros, deslizam sob as pedras escaldantes. Eles são invisíveis como o ar, e leves como a brisa quando às vezes roçam em nós. Eles vigiam, os espíritos da selva vigiam as aldeias e as plantações, as mães e os filhos, os velhos e os que ainda não o são. SELLIER, Marie; LESAGE, Marion. A África, meu pequeno Chaka. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2014.
Enunciado:
A partir da leitura, analise as afirmativas abaixo.
I. A conversa entre Vovô Dembo e o pequeno Chaka revela informações acerca da fauna e da flora características da África.
II. O testemunho oral de Vovô Dembo não pode ser considerado um material para o estudo do passado da África por não existirem documentos escritos que comprovem a veracidade da história.
III. O relato de Vovô Dembo mostra a sua crença na existência de seres divinos.
IV. A história contada por Vovô Dembo revela que muitos povos africanos se organizaram em torno da agricultura.
Estão corretas apenas as afirmações:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
ITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL
55. Texto base: Analise a imagem e leia o texto a seguir.
A seleção brasileira posa junto ao presidente Emílio Médici, em 1970. Disponível em: <httphttp://goo.gl/1aE6WL>. Acesso em: 05 mar. 2014.
Noventa milhões em ação, Pra frente Brasil, do meu coração. Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil
Salve a Seleção! De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!. [...] GUSTAVO, Miguel. Pra frente Brasil, 1970. Disponível em: http://letras.mus.br/hinos-de-futebol/394819/. Acesso em: 05 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Em 1970 o Brasil foi campeão da Copa do Mundo de Futebol. A fotografia apresentando a seleção brasileira, bem como a música composta no contexto da copa, revela que
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar.se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas.
Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.
DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré0socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré.socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem
- Física
A tubulação da figura a seguir contém líquido incompreessível que está retido pelo êmbolo 1 (de área igual a 10,0 cm2) e pelo êmbolo 2 (de área igual a 40,0 cm2). Se a força 1 tem módulo igual a 2,00 N, a força 2, que mantém o sistema em equilíbrio, tem módulo igual a