(UEFS) O vencedor de uma corrida de 100,0 m atingiu a marca de 12,25s, enquanto o segundo colocado completou a prova no intervalo de 12,75s.
No final da corrida, a distância que separava o segundo colocado do vencedor, em m, era, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo(FGV-SP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Capitu
Composição: Luiz Tatit
De um lado vem você com seu jeitinho
Hábil, hábil, hábil
E pronto!
Me conquista com seu dom
De outro esse seu site petulante
WWW
Ponto
Poderosa ponto com
É esse o seu modo de ser ambíguo
Sábio, sábio
E todo encanto
Canto, canto
Raposa e sereia da terra e do mar
Na tela e no ar
Você é virtualmente amada amante
Você real é ainda mais tocante
Não há quem não se encante
Um método de agir que é tão astuto
Com jeitinho alcança tudo, tudo, tudo
É só se entregar, é não resistir, é capitular
Capitu
A ressaca dos mares
A sereia do sul
Captando os olhares
Nosso totem tabu
A mulher em milhares
Capitu
No site o seu poder provoca o ócio, o ócio
Um passo para o vício, o vício
É só navegar, é só te seguir, e então naufragar
Capitu
Feminino com arte
A traição atraente
Um capítulo à parte
Quase vírus ardente
Imperando no site
Capitu
http://letras.terra.com.br/luiz-tatit/163882. Acesso em 09/09/08.
A canção de Luiz Tatit retoma o tema de Capitolina Pádua, a famosa Capitu de Machado de Assis. O eu lírico a vê com os olhos do homem contemporâneo. O poema refere-se a ela, entre outros termos, como raposa e sereia (verso 5, 3.ª estrofe).
No poema, a esses dois termos correspondem, respectivamente, as seguintes características:
- Geografia - Fundamental | 2.02 Guerra Fria
Texto base: Leia um trecho da reportagem sobre a aproximação entre EUA e Cuba.
O que ainda impede a aproximação entre EUA e Cuba?
Um "passo histórico". Foi como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu o restabelecimento da embaixada do país em Havana e da embaixada de Cuba em Washington, que acontecerá no próximo dia 20 de julho. Histórico, mas não definitivo. O anúncio da quarta-feira (1º) sobre a reabertura das embaixadas é somente mais um passo no caminho longo e difícil para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países depois de meio século sem elas. (...) Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/o-que-ainda-impede-a-aproximacao-entre-eua-e-cuba.htm>l. Acesso em: 22 nov. 2015
Enunciado:
As relações entre Cuba e Estados Unidos foram rompidas após a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, quando o país latino se tornou socialista. A aproximação descrita é de ordem diplomática, mas abre caminho para discussão sobre outros aspectos como:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(EPCAR) Analise as afirmativas seguintes e classifique-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Considere dois números pares, consecutivos e não nulos. O produto da soma dos inversos desses números pela metade do maior entre eles é um quociente entre dois números inteiros consecutivos.
( ) Para todo a € R e para todo b € R existe x € R tal que 3x – a = 5bx + 5b
( ) Se m é um número inteiro, ímpar e m < -3, então o menor valor para x, no conjunto solução da inequação m(, + x) ≤ - 3(3-3), é um número par positivo.
Tem-se a sequência correta em:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La muerte se puede conceptuar como una
construcción que el hombre ha ido desarrollando a lo largo
de la historia y en diversas culturas de diferentes maneras.
[4] En el cristianismo, por ejemplo, se anuncia que con
la venida de Jesucristo tiene lugar la salvación de la
humanidad. Aunque bien es cierto que, todavía el ser
[7] humano debe recorrer un camino para su salvación. La
misma muerte de Jesucristo es símbolo de redención, muere
por amor a la humanidad, abriendo, con el magnífico
[10] sacrificio, un camino de liberación de los pecados de la
humanidad.
Las religiones orientales, en cambio, se caracterizan
[13] porque la salvación se produce de forma individual y no
colectiva. Existen mensajeros divinos pero estos no salvarían
a la humanidad sino que tan solo enseñarían a los individuos
[16] el camino de la salvación, camino que cada sujeto debería
recorrer individualmente mediante su esfuerzo.
El Islam considera que el mundo es un lugar donde
[19] existe el sufrimiento como consecuencia de los errores
humanos. O sea, en la tierra puede haber tanto sufrimiento
como felicidad siendo el paraíso celestial el único lugar
[22] donde habría felicidad verdadera, permanentemente. Luego,
la aspiración de un musulmán es abandonar el mundo para
alcanzar la dicha eterna. Y dentro de esta lógica la muerte es
[25] la puerta que le conducirá al paraíso.
En la antigüedad clásica había corrientes filosóficas
como el Estoicismo que preconizaban un estilo de vida
[28] sustentado por valores éticos. Los estoicos basaban la
felicidad en la posesión de un alma libre, a la que no alcanza
El dolor, ni es esclava de la búsqueda de una felicidad
[31] exterior, porque el hombre acaba encontrándola en sí mismo,
al ser libre de todas las pasiones. Creían que el hombre podía
alcandear dicho estado mediante una voluntad firme y
[34] constante, y que así, dueño de sí mismo, llegaría a ser
inacessível a la desgracia. Al morir el hombre se reuniría con
el espíritu universal. El estoico aceptaba la muerte y valores
[37] Como la Dignidad y Sobriedad Inclinaban a Aceptarla Con
naturalidade.
Carlos Álvarez Chicano. Bioética y Bioderecho, v. 7, 2002 (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem de acuerdo con el texto precedente.
Según todas las concepciones de muerte presentadas la felicidad solo se alcanza después de la muerte.
- História | 6.05 Revoluções Liberais
É uma mudança profunda na estrutura social, isto é, uma transformação que atinge todos os níveis da realidade social: o econômico, o político, o social e o ideológico. Uma revolução é uma luta entre forças de transformação e forças de conservação de uma sociedade. Quando ocorre uma revolução, a vida das pessoas sofre uma mudança radical no próprio dia a dia.
AQUINO, R. S.L. et al. História das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais.Rio de Janeiro: Record, 1999 (fragmento).
Na França, em 1871, após a derrota de Napoleão III na guerra contra a Rússia e a presidência de Louis Adolphe Thiers, os trabalhadores franceses organizaram uma rebelião que levou à tomada de Paris e à organização de um governo popular, denominado de Comuna de Paris. Este processo é considerado como uma importante experiência política, porque