(Unic)
I. Zn(s) + H2SO4(aq) → ZnSO4(aq) + H2(g)
II. Au(s) + H2SO4(aq) → não há formação de novas substâncias químicas.
As propriedades físicas e químicas das substâncias são utilizadas para a caracterização e identificação, a exemplo das propriedades físicas apresentadas na tabela e as reações químicas representadas pelas equações químicas I e II.
A partir da análise dessas informações, é correto afirmar:
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- Matemática | 17. Números Complexos
Sejam os números complexos z = –2 + 5i e w = 4r – i, em que r é um número real e
. Sabendo que a parte real do número complexo (z ⋅ w) é igual a – 3, a parte imaginária de (z ⋅ w) é:
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Liste alguns tipos de agressões que o ser humano causa ao meio ambiente.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O UNIVERSO DA COR
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Papel Canson A4
- Lápis HB
- Lápis de cor ou canetinha
PROCEDIMENTO
- O professor vai iniciar a aula falando sobe as cores quentes e frias.
- Explicar para os alunos que as cores não servem apenas para deixar um
desenho ou pintura mais bonita, elas também servem para expressar um
sentimento ou passar uma sensação específica e é aí que as cores frias e
quentes entram em ação.
Fonte: http://www.amopintar.com/temperatura-da-cor-cores-quentes-e-cores-frias/
- Mostrar algumas imagens de trabalhos feitos com estas cores.
Disponível: http://auladeartegetsemani.blogspot.com/2017/08/coresquentes-e-frias-voce-ja-reparou.html
- Lembrar aos alunos que na História da arte, pintores como Vicent Van
Gogh e Pablo Picasso usavam o poder das cores quentes e frias para
transmitir sensações como alegria e tristeza.
- Mostrar algumas obras deste artistas.
Disponível: http://auladeartegetsemani.blogspot.com/2017/08/coresquentes-e-frias-voce-ja-reparou.html
- Peça aos alunos para analisarem as obras mostradas, destes artistas e a partir
delas, identificarem as sensações que cada cor desperta nas pessoas.
- Se inspirando nas cores usadas por Vicent Van Gogh e Pablo Picasso, os alunos vão
dividir uma folha de papel Canson A4 ao meio e fazer um mesmo desenho em cada
metade da folha.
- Este desenho deve ser de criação.
- De um lado use apenas as cores quentes , do outro apenas as cores frias .
- Instrua os alunos para primeiro contornar os desenhos da cor que vai colorir. Pintar
num sentido só preenchendo todo o espaço contornado.
- A composição do desenho deve preencher toda a folha.
- Incentive os alunos a fazer um colorido bem bonito.
- Depois dos trabalhos prontos, o professor deverá fazer uma moldura no tamanho
27,5x34,5 cm em cartolina preta para o trabalho de cores quentes e branca para o
trabalho de cores frias. A largura da moldura é de 3,5 cm. Cole sobre os trabalhos.
- Faça uma exposição dos trabalhos.
Fonte: www.faber-castelleducacao.com.br/adm/upload/file/tecnicas-cores.pdf
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
A imagem a seguir retrata a chegada de imigrantes italianos chegando ao Brasil no início do século XX.
Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b1/Naviodeimigrantes.gif>. Acesso em: 14 ago. 2013
A vinda de imigrantes para o Brasil aconteceu porque
- História - Fundamental | D. Sociedade, Economia e Cultura dos Povos Nativos Americanos
Os deuses disseram entre si depois de criar o homem: “O que os homens comerão, oh deuses? Vamos já todos buscar o alimento.” Enquanto isso, as formigas vermelhas estavam colhendo e carregando os grãos de milho que traziam de dentro do Tonacatepetl (Montanha do Sustento). O deus Quetzalcoatl encontrou as formigas e lhes disse: “Digam-me, onde vocês colheram os grãos de milho?”. Muitas vezes lhes perguntou, mas as formigas não quiseram responder. Algum tempo depois, as formigas disseram a Quetzalcoatl: “Lá.” E apontaram o lugar. Quetzalcoatl se transformou em formiga negra e as acompanhou. Desse modo, Quetzalcoatl acompanhou as formigas vermelhas até o depósito, arranjou o milho e em seguida o levou a Tamoanchan (moradia dos deuses e onde o homem havia sido criado). Ali os deuses o mastigaram e o puseram na nossa boca para nos robustecer.
Apud Eduardo Natalino dos Santos. Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.
O texto asteca