(UEFS)
A curva de aquecimento, representada no gráfico, mostra a variação de temperatura em função do tempo, de uma amostra de álcool vendido em supermercado. Considerando-se essas informações, uma análise desse gráfico permite corretamente afirmar:
Questões relacionadas
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(PUC-RIO) Alguns traçados nacionais no Oriente Médio
A região sombreada na representação é uma das várias existentes pelo planeta formadas de grupos de nacionalidades sem Estado. Essa região não contemplada com um território reconhecido internacionalmente é chamada de:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Quando uma criança nascia, o pai não tinha direito de criá-la: devia levá-la a um lugar chamado lesche. Lá assentavam-se os anciãos da tribo. Eles examinavam o bebê. Se o achavam bem encorpado e robusto, eles o deixavam. Se era mal nascido e defeituoso, jogavam-no. Julgavam que era melhor, para ele mesmo e para a cidade, não deixar viver um ente que, desde o nascimento, não estava destinado a ser forte e saudável. A educação era um aprendizado de obediência. Os anciãos vigiavam os jogos das crianças. Não perdiam uma ocasião para suscitar entre eles brigas e rivalidades. Tinham assim meios de escutar, em cada um, as disposições naturais para a audácia e a intrepidez na luta. Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los duros à adversidade e fazê-los vencer no combate.
PLUTARCO. A vida de Licurgo. Adaptado
O texto fala sobre o sistema educacional de uma pólis grega. Esse sistema
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(INSPER) Em um torneio de xadrez disputado por sete mulheres, cada uma joga com cada uma das outras uma única vez. Em cada partida, a ganhadora acumula 2 pontos, a perdedora acumula zero ponto e, em caso de empate, cada jogadora acumula 1 ponto. A tabela a seguir indica todos os resultados do torneio, exceto o resultado da última partida, entre Elisa e Fernanda, que ainda não foi disputada.
A partida ganha por Elisa, que está indicada na tabela, foi sobre:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La rebelión de las masas
[1] La vida humana, por su naturaleza propia, tiene que
estar puesta a algo, a una empresa gloriosa o humilde, a un
destino ilustre o trivial. Se trata de una condición extraña,
[4] pero inexorable, escrita en nuestra existencia. Por un lado,
vivir es algo que cada cual hace por sí y para sí. Por otro
lado, si esa vida mía, que sólo a mí me importa, no es
[7] entregada por mí a algo, caminará desvencijada, sin tensión
y sin forma. Estos años asistimos al gigantesco espectáculo
de innumerables vidas humanas que marchan perdidas en el
[10] laberinto de sí mismas por no tener a qué entregarse. Vivir es
ir disparado hacia algo, es caminar hacia una meta. La meta
no es mi caminar, no es mi vida; es algo a lo que pongo ésta
[13] y que por lo mismo está fuera de ella, más allá. Si me
resuelvo a andar sólo por dentro de mi vida, egoístamente, no
avanzo, no voy a ninguna parte; doy vueltas y revueltas en
[16] un mismo lugar.
José Ortega y Gasset. Internet: <www.lexturalia.com> (con adaptaciones).
De acuerdo con el texto de arriba, es correcto afirmar que
la vida del ser humano debe tener un significado, una aspiración, un anhelo.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Responda.
a) Quem é o governante máximo do Brasil?
b) Diferencie Monarquia de República, completando o quadro a seguir: