(UESB)
A utilização de materiais para determinadas finalidades, a exemplo da produção de equipamentos eletrônicos, requer o estudo da constituição e das propriedades físicas e químicas das substâncias.
Considerando as informações e os dados da tabela, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Estudos apontam que o meteorito que atingiu o céu da Rússia em fevereiro de 2013 liberou uma energia equivalente a 500 quilotoneladas de TNT (trinitrotolueno), cerca de 30 vezes mais forte que a bomba atômica lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima, no Japão, em 1945. Os cálculos estimam que o meteorito estava a 19 quilômetros por segundo no momento em que atingiu a atmosfera e que seu brilho era 30 vezes mais intenso do que o brilho do Sol. A energia liberada pelo meteorito ao entrar na atmosfera terrestre é proveniente, principalmente,
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) Todos os hipertermófilos, assim como outros micróbios que resistem a condições extremas (frio, acidez e salinidade, por exemplo), pertencem ao grupo de organismos chamados arqueias. Não são bactérias e certamente não são fungos. Foram chamados arqueias porque são arcaicos e, apesar de viverem ao nosso lado no século XXI, acreditasse que sejam bastante parecidos com os primeiros organismos surgidos no planeta Terra; em outras palavras, fomos nós que mudamos, enquanto eles permaneceram iguais. (BEN-BARAK, 2010, p. 35).
Em relação às funções citoplasmáticas e ao tipo de organização celular presentes no grupo das arqueias, é correto afirmar:
- Matemática
Considere as funções reais f(x) = 100 / (1 + 2-x) e g(x) = 2x/2, Qual é o valor da função composta (go f-1) (90)?
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Materiais:
- Uma caixa de papelão (que contenha todo o corpo da criança. Talvez uma caixa de geladeira ou fogão).
- Tesoura
- Tinta para pintura de parede em qualquer cor.
- Máquina fotográfica.
- Revistas velhas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Trinchas largas.
Desenvolvimento:
1 - Construa com as crianças um esconderijo, a partir da caixa, recortando nela apenas um visor nos quatro lados na altura dos olhos das crianças.
2 - Arremate a caixa com tinta de parede.
3 - Continuando a montagem da caixa, os alunos devem realizar colagens do lado de fora por cima da caixa pintada.
4 - Ao longo de uma semana, vá mudando a caixa de lugar na escola e propiciando aos alunos a oportunidade de entrar dentro da caixa, escolher em que visor quer ficar e tirar uma fotografia do que está vendo.
5 - Esta experiência poderá ser também repetida por todos os alunos em todos os lugares em que a caixa for colocada, depende de sua intenção e disponibilidade de tempo.
6 - Registre a fala das crianças durante tudo o que acontecer.
7 - Monte uma exposição com as fotografias reveladas em tamanho A4 e montadas sobre colorset colorido com margem de 7cm. Associe a elas os registros das frases ditas pelos alunos ao longo do processo!
8 - Convide as crianças para adivinharem o que foi fotografado, em que lugar da escola e mais, visite com as crianças esses lugares novamente para que possam perceber o que estava no entorno delas quando estiveram ali e que deixou de ser percebido por elas, em função do uso da caixa. Neste momento, chame a atenção de todos para a importância do olhar e do quanto deixamos de ver os detalhes de tudo o que está ao redor de nós. Levante com eles hipóteses dos motivos pelos quais negligenciamos tanto o que vemos e o que não vemos no cotidiano.
- Física | A. Escalar
(FASA)
A figura representa a velocidade em função do tempo de uma partícula de massa igual a 200,0g, movendo-se sobre o eixo X positivo.
Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O módulo da aceleração desenvolvido pela partícula, no intervalo de tempo entre 0s e 2,0s, é de 1,5 m/s².
( ) O deslocamento sofrido pela partícula, no intervalo de tempo entre 0s e 4,0s, é de 16,0 m.
( ) A distância percorrida pela partícula, no intervalo de tempo entre 0s e 2,0s, é de 8,0 m.
( ) O módulo da velocidade da partícula, no instante t igual a 5,0s é de 7,0 m/s.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a