(UESB) As reservas mundiais de minérios de chumbo, de prata, de estanho, e também as reservas de ouro, dentre outras, diminuíram consideravelmente nos últimos anos, o que pode inviabilizar várias tecnologias. Ao se limitar, a partir de agora, o consumo de metais extraídos desses minérios, eles durariam, respectivamente, 42 anos, 29 anos, 40 anos e 45 anos.
Considerando-se essas informações e os métodos de extração e de purificação de alguns metais, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 1. Colônia
Os anúncios publicados em diferentes jornais que circularam no Brasil, durante o século XIX, a respeito dos anúncios de fugas e/ou vendas de negros cativos, constituem documentos importantes para a escrita da História, pois permitem verificar o perfil do escravo que fugia, o cotidiano da escravidão, dentre outras questões. O levantamento realizado no quadro abaixo sobre anúncios de escravos publicados no jornal O Universal (Ouro Preto/MG), entre 1825-1831, permite algumas inferências sobre a história da escravidão.
Sexo
Africanos
%
Criolos
%
Indeterm.
%
Total
%
Homens
52
91,22
37
92,5
8
42,10
97
83,62
Mulheres
5
8,78
3
7,5
0
0
8
6,90
Indeterm.
2
0
0
0
11
57,90
11
9,48
Total
57
100
40
100
19
100
116
100
*Africanos: escravos nascidos na África.
** Criolos: escravos nascidos no Brasil, conforme os anúncios do jornal.
Fonte: AMANTINO, Márcia. Os escravos fugidos em Minas Gerais e os anúncios do jornal “O Universal” - 1825 a 1832. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p.59-74, jul./dez. 2006.
Analise as proposições, considerando as informações do quadro acima e a história da escravidão no Brasil.
I. O quadro fornece informações importantes sobre sexo e etnia, por exemplo, dos 116 escravos fugidos mais de 90% eram africanos, e mais de 80% do sexo masculino.
II. A maioria de homens, entre os fugitivos nos anúncios, não deve ser explicada somente pelo fato de que eram predominantes no conjunto da escravaria, outras questões devem ser observadas para além dos números como, por exemplo, as relações familiares, principalmente a existência de crianças que dependiam das mulheres, dentre outros fatores que merecem estudos auxiliares.
III. A publicação de inúmeros anúncios de fuga permite inúmeras inferências, a mais óbvia deve-se à negação do cativeiro, a uma forma de recobrar o domínio de suas vidas, haja vista que o sistema lhes negava tal domínio.
IV. Menos de 7% das mulheres cativas fugiam, segundo os anúncios publicados, o que se explica pelo fato de os homens serem a maioria no conjunto dos escravos, e, considerando-se a questão de gênero, serem mais corajosos e propensos ao risco da fuga.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Antigamente, em lugares com invernos rigorosos, as pessoas acendiam fogueiras dentro de uma sala fechada para se aquecerem do frio. O risco no uso desse recurso ocorria quando as pessoas adormeciam antes de apagarem totalmente a fogueira, o que poderia levá-las a óbito, mesmo sem a ocorrência de incêndio.
A causa principal desse risco era o(a):
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quais foram as formas de resistência e estratégias utilizadas pelos negros para resistirem à escravidão?
- Inglês - Fundamental | 04. Present Perfect
Read the text and answer question
Available at: http://askville.amazon.com/vacation-travel-plane-bus-rent-condo-stay-hotels/AnswerViewer.do?requestId=75419927. Access on: April 27th 2012.
Read the text about Nicole8’s vacation. Complete the sentences with the correct form of the verb. The sentence can be affirmative or negative.
1. Nicole8 __________________ (travel) by plane yet.
2. She __________ already ______________(travel) by car.
3. She __________ already ______________(be) to Atlantic City.
4. She __________ already ______________(stay) in a hotel.
Choose the correct alternative.
- História | 5.4 Absolutismo
TEXTO I
O Estado sou eu.
Frase atribuída a Luís XIV, Rei Sol, 1638-1715. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011.
TEXTO II
A nação é anterior a tudo. Ela é a fonte de tudo. Sua
vontade é sempre legal; na verdade é a própria lei.SIEYÈS, E-J. O que é o Terceiro Estado. Apud. ELIAS, N. Os alemães: a luta pelo poder e aevolução do habitus nos séculos XIX e XX.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
Os textos apresentados expressam alteração na relação entre governantes e governados na Europa. Da frase atribuída ao rei Luís XIV até o pronunciamento de Sieyès, representante das classes médias que integravam o Terceiro Estado Francês, infere-se uma mudança decorrente da