(UEFS) Três vetores A, B e C possuem as seguintes direções x e y:
• Ax = 9, Ay= - 4;
• Bx = -4, By = 3;
• Cx = 2, Cy = 3.
Dessa forma, o módulo do vetor X = A + B - C é igual a
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(IFSUL) Um estudante de Física, a fim de analisar o comportamento térmico de uma substância, realizou um experimento em que forneceu calor a uma quantidade de massa dessa substância, inicialmente na fase sólida. Após analisar os dados experimentais obtidos, ele traçou um gráfico, na figura abaixo, que mostra o comportamento da temperatura dessa substância em função da quantidade de calor que ela recebeu.
Sabendo que o calor latente de fusão da substância analisada é igual a 20 cal/g ele calculou os valores da massa m e do calor específico na fase sólida.
Ele obteve para esses valores, respectivamente,
- Física | 1. Introdução à Física
Um motorista para em um posto e pede ao frentista para regular a pressão dos pneus de seu carro em 25 "libras" (abreviação da unidade "libra força por polegada quadrada" ou "psi"). Essa unidade corresponde à pressão exercida
por uma força igual ao peso da massa de 1 libra, distribuída sobre uma área de 1 polegada quadrada. Uma libra corresponde a 0,5kg e 1 polegada a 25×10-3m, aproximadamente.
Como 1atm corresponde a cerca de 1×105Pa no SI
(e 1Pa=1N/m2), aqueIas 25 "libras" pedidas pelo motorista equivalem aproximadamente a:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UESB)
As novas tecnologias, desde os eletrônicos ao carro elétrico, dependem de baterias que armazenem mais rapidamente maiores quantidades de energia eletroquímica, o que lhes confere maior autonomia e menores custos econômicos e ambientais. A pilha de alumínio e de ferro constitui exemplo simples de transformação de energia química em energia elétrica.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
O mito da estiagem em São Paulo
Os estoques de água doce são inesgotáveis, na medida em que são alimentados principalmente pelos oceanos, infinitos via evaporação e precipitação, ou seja, pelo ciclo hidrológico, que depende de forças físicas as quais o homem nunca poderá interromper. Enquanto existirem, o ciclo funcionará e os estoques de água doce nos continentes serão repostos indefinidamente.
Obviamente que a água não se distribui equitativamente pelo planeta. Há regiões com muita água, normalmente na zona tropical, na qual a evaporação é maior, e regiões áridas, onde, por razões específicas da dinâmica climática, as taxas de evaporação são maiores do que a precipitação, gerando déficit de reposição de estoques de água doce.
Disponível em: www.cartanaescola.com.br. Acesso em: 17 Jan. 2015 (adaptado).
TEXTO II
O processo de sedimentação no fundo do lago de um reservatório é um processo lento. Os sedimentos vão formando argila, que é uma rocha impermeável. Então, a água daquele lago não vai alimentar os aquíferos. Mesmo tendo muita quantidade de água superficial, ela não consegue penetrar no solo para alimentar os aquíferos. Se não for usada no consumo, ela vai simplesmente evaporar e cair em outro lugar, levada pelas correntes aéreas. Isso é outro motivo pelo qual os aquíferos não conseguem recuperar seu nível, porque não recebem água.
Disponível em: www.jornalopcao.com.br Acesso em: 17 Jan. 2015 (adaptado).
Os textos I e II abordam a situação dos reservatórios de água doce do planeta. Entretanto, a divergência entre eles está na ideia de que é possível
- Matemática | 01. Matemática Básica
O valor do desconto do imposto de renda no salário de um trabalhador é calculado a partir dos dados da tabela a seguir. A base de cálculo mensal diz respeito à remuneração bruta do trabalhador, e a parcela a deduzir é descontada do imposto de renda, ou seja, não é contabilizada efetivamente no valor final do imposto.
O salário bruto é a remuneração mensal do trabalhador sem as deduções legais, ou seja, não é o valor final recebido. A quantia real recebida (salário líquido) é o valor obtido após a dedução do imposto.
Devido ao imposto de renda, uma pessoa tem uma dedução efetiva de R$ 83,20 em seu salário. O valor mais próximo de sua remuneração bruta é