(UNIT) O olho humano é sensível às radiações eletromagnéticas que têm comprimento de onda na faixa de 400 nm a 0,7 μm, conhecida como região de luz visível do espectro eletromagnético.
Nessas condições, o comprimento de onda da luz visível, em milímetro, é da ordem de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Versos de amorA um poeta eróticoOposto ideal ao meu ideal conservas.Diverso é, pois, o ponto outro de vistaConsoante o qual, observo o amor, do egoístaModo de ver, consoante o qual, o observas.Porque o amor, tal como eu o estou amando,É assim como o ar que a gente pega e cuida,Cuida, entretanto, não o estar pegando!É a transubstanciação de instintos rudes,Imponderabilíssima, e impalpável,Que anda acima da carne miserávelComo anda a garça acima dos açudes!ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996 (fragmento).TEXTO IIArte de amarSe queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.A alma é que estraga o amor.Só em Deus ela pode encontrar satisfação.Não noutra alma.Só em Deus — ou fora do mundo.As almas são incomunicáveis.Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.Porque os corpos se entendem, mas as almas não.BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.Os Textos I e II apresentam diferentes pontos de vista sobre o tema amor. Apesar disso, ambos definem esse sentimento a partir da oposição entre:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UERN) A maniçoba, espécie nativa na caatinga e da qual se extrai látex, é um exemplo de planta que apresenta um caule tuberoso e subterrâneo. Esse tipo de caule armazena água e substâncias de reserva para que a planta possa adaptar bem ao ambiente com restrição de água. Essa modificação especial do caule é conhecida por
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(PUC-RS) Depois de declarada a Independência do Brasil, foi necessário dar uma ordenação legal ao novo país por meio da sua primeira constituição. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:
- Espanhol - Fundamental | 2. Léxico
Lee el texto para contestar a la cuestión.
Apostar por el reciclaje frente al cambio climático
El reciclaje, si bien todavía no es un imperativo legal, sí lo es en el plano moral. A parte de unos pocos negacionistas del cambio climático, está bastante claro que nos estamos cargando el planeta. Lo estamos llenando de basura, deforestando sus bosques, contaminando sus ríos y mares, acabando con buena parte de la fauna y la flora que pueblan el planeta tierra. Así que cualquiera que tenga algo de conciencia ecológica, tiene que verse obligado a actuar. A hacer lo que pueda, por poco que sea eso. Y parte de ese poco es reciclar y apoyar todas las iniciativas que lo potencien, como puede ser usar bolsas de papel frente a las de plástico. Las bolsas de plástico son francamente dañinas, y una muestra de ello es el intento por parte de algunos países de acabar con su uso. Así, en 2002, el gobierno irlandés introdujo una ley por la que se obligaba a los minoristas a cobrar una tasa a sus clientes por suministrarles bolsas de plástico. Lo recaudado iría a las arcas del Estado. En 2009, Hong Kong asumió un sistema parecido. En el caso de Irlanda el uso de la bolsa de plástico se redujo en un 90%. Pero como con prohibir, o gravar, no es suficiente y siempre es conveniente aportar soluciones, nosotros nos decantamos por las bolsas de papel. Este tipo de bolsas, tras usarse las veces que desee, hasta que se rompen o se canse uno de usarlas, se pueden tirar en el mismo contenedor en el que tiramos las revistas o periódicos viejos. Así, con un simple gesto, como es el de dejar de usar bolsas de plástico y comenzar a utilizar las de papel, estaremos ayudando a potenciar el reciclaje, a que se genere menos basura y, en definitiva, a conservar nuestro planeta Tierra.
Disponible en: http://globedia.com/apostar-reciclaje-frente-cambio-climático. Acceso: 28 de jul. 2012. (Adaptado.)
“Pero como con prohibir, o gravar, no es suficiente y siempre es conveniente aportar soluciones, nosotros nos decantamos por las bolsas de papel.”
En el fragmento, la palabra “decantamos” tiene el mismo sentido de la palabra
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2017 1ª APLICAÇÃO)
O farrista
Quando o almirante Cabral
Pôs as patas no Brasil
O anjo da guarda dos índios
Estava passeando em Paris.
Quando ele voltou de viagem
O holandês já está aqui.
O anjo respira alegre:
“Não faz mal, isto é boa gente,
Vou arejar outra vez.”
O anjo transpôs a barra,
Diz adeus a Pernambuco,
Faz barulho, vuco-vuco,
Tal e qual o zepelim
Mas deu um vento no anjo,
Ele perdeu a memória...
E não voltou nunca mais.
MENDES. M. História do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1992
A obra de Murilo Mendes situa-se na fase inicial do Modernismo, cujas propostas estéticas transparecem, no poema, por um eu lírico que