Observe as figuras abaixo, extraídas de folhetos distribuídos à população por órgãos públicos:
As figuras A e B representam, respectivamente, medidas de prevenção da:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPA) Ao se analisar a complexidade e a diversidade do espaço urbano amazônico e paraense percebe-se claramente a diferenciação do espaço intrarregional. Sobre a organização interna e a importância das cidades ribeirinhas para a dinâmica das realidades locais do espaço paraense, é correto afirmar que:
- Matemática | 14.2 Prisma
(FUVEST 2013 1° FASE) Os vértices de um tetraedro regular são também vértices de um cubo de aresta 2. A área de uma face desse tetraedro é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir sobre as três matrizes religiosas do ocidente e em seguida responda a questão.
Texto 1
Ao contrário do que se pensa, os povos judeus e árabes conviveram em paz durante séculos. Na Torá e no Alcorão está escrito que judeus e árabes descendem do mesmo patriarca, que teria nascido na antiga Ur, na Mesopotâmia. Portanto, são “primos”. Na Espanha muçulmana, havia laços de amizade e de comércio. Por exemplo, o rabino, médico e filósofo judeu Moshe bem Maimon ( Maimônides, 1135-1204) escreve suas obras notáveis em árabe e era amigo de filósofos muçulmanos. Chegou a ser médico do vizir do Egito muçulmano e foi enterrado em Jerusalém, em solo sagrado judaico. Sua vida é monumento à tolerância e entendimento entre todos os homens.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova História crítica: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo, Nova Geração,
2005. p.68
Texto 2
Há várias distinções substanciais e vitais entre o judaísmo e o cristianismo. Claro, também há muitas semelhanças, basicamente porque o cristianismo surgiu do judaísmo. Todavia, o cristianismo seguiu um outro caminho desde o início, pois suas lideranças romperam com o judaísmo e formaram uma nova religião. Portanto, é um grande equívoco acreditar que ambas as religiões têm a mesma essência, ou ver o cristianismo como uma continuação natural do judaísmo. Nada é mais distante da verdade.
http://www.conversaojudaica.org/diferencas.php. Acesso em 25/06/2011
Texto 3
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
http://www.suapesquisa.com/judaismo/. Acesso em 25/06/2011
A partir das informações dos textos, indique um ponto em comum entre as três religiões.
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
Con respecto a las palabras y expresiónes empleadas en el texto, juzgue lo ítem subsecuente.
El vocablo “sino” (l.17) se utiliza para contraponer a una idea negativa otra positiva.
- Geografia | 6.3 Mineração
(UFJF) O mapa representa a distribuição de trabalhadores encontrados sob condições análogas à escravidão entre 1995 e 2015 no Brasil. Observa-se que as maiores concentrações deste tipo de superexploração da força de trabalho estão localizadas em tradicionais áreas agrícolas do país.
De acordo com o mapa, qual região do país concentra o maior número de libertações de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão?