(USP) - (...) É uma bela moça, mas uma bruta... Não há ali mais poesia, nem mais sensibilidade, nem mesmo mais beleza do que numa linda vaca turina. Merece o seu nome de Ana Vaqueira. Trabalha bem, digere bem, concebe bem. Para isso a fez a Natureza, assim sã e rija; e ela cumpre. O marido todavia não parece contente, porque a desanca. Também é um belo bruto... Não, meu filho, a serra é maravilhosa e muito grato lhe estou... Mas temos aqui a fêmea em toda a sua animalidade e o macho em todo o seu egoísmo...
Eça de Queirós, A cidade e as serras.
Neste excerto, o julgamento expresso por Jacinto, ao falar de um casal que o serve em sua quinta de Tormes, manifesta um ponto de vista semelhante ao do
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UEMA) A incivilidade gourmet
(...) Em entrevista à Folha de S. Paulo, o sociólogo espanhol Manuel Castells chegou a tempo de enfiar o dedo nas escancaradas escaras da sociedade brasileira. (...) “A imagem mítica do brasileiro simpático só existe no samba. Na relação entre pessoas, sempre foi violento. A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”.
Continua a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade.”
BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, N. 854.
A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em
- Biologia | 13.9 Linkage
(FGV) As figuras ilustram o processo de crossing-over, que ocorre na prófase I da meiose. O aumento da variabilidade genética, gerada por esse processo, ocorre em função da permuta de
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(UFSJ) ¿Por qué los villanos de cómic tienen la barbilla afilada?
Cruella de Vil, el Capitán Garfio y el malvado Jóker tienen en común una barbilla prominente y puntiaguda. Un grupo de investigadores de la Universidad de Warwick (Reino Unido) acaba de concluir que se debe a que la figura de un triángulo apuntando hacia abajo nos hace sentir tan amenazados como una cara enojada. De ahí que los “malos” de los comics, además de las cejas inclinadas hacia el centro, tengan el mentón afilado: para dar miedo. Las conclusiones las han publicado en la última edición de la revista Emotion.
En una serie de experimentos con voluntarios, los científicos mostraron imágenes de rostros que debían calificar como "bueno", "malo", "cruel", "agradable", "desagradable"… 1También se les mostraban triángulos que apuntaban arriba, abajo, a la derecha o a la izquierda. Así comprobaron que una forma geométrica simple como un triángulo invertido era detectada tan rápido como una cara con una expresión negativa. Y que esta figura despierta emociones negativas. 2Los triángulos que señalan hacia arriba tienen, por el contrario, un leve efecto positivo sobre nuestras emociones. Elisabeth Blagrove, coautora del estudio, lo atribuye a que cuando nos enfadamos enarcamos las cejas formando un triángulo invertido sobre la nariz. “Esta forma coincide con nuestros gestos faciales, e inconscientemente hace que establezcamos un vínculo entre el triángulo que señala hacia abajo y las caras con expresiones negativas que nos atemorizan”, añade.
http://www.muyinteresante.es/ipor-que-los-villanos-de-comic-tienen-la-barbilla-afilada
En “Los triángulos que señalan hacia arriba tienen, por el contrario, un leve efecto positivo sobre nuestras emociones” (ref. 2), la palabra en destaque indica:
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNEAL)
17Cl35 + 0n1 → 15P32 + x
O isótopo 32 do fósforo, utilizado na agricultura, pode ser obtido pela reação nuclear representada pela equação. Assim, considerando a reação representada e as propriedades dos radionuclídeos e das emissões α, alfa, β, beta, e gama, γ, é correto concluir:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.10 Gêneros Digitais: Fanfic
Curiosidades sobre Justin Bieber
1. Justin aprendeu sozinho a tocar piano, bateria, violão e trompete.
2. Aos 12 anos, de brincadeira, quis participar de uma competição de canto local no Canadá, chamada Stratford Star. Ficou em segundo lugar. Para que seus parentes pudessem ver sua apresentação na Stratford Star, ele e sua mãe postaram vídeos no Youtube. Em pouco tempo, os vídeos fizeram sucesso e ultrapassaram os 10 milhões de acessos.
3. Em Atlanta, na Geórgia (EUA), o caça-talentos da produtora So-So Def, Scooter Braun, viu um dos vídeos de Justin e decidiu investir na carreira artística do garoto, em 2007. Justin viajou para Atlanta a pedido de Scooter, e lá encontrou o cantor Usher, de quem era fã. Justin quis cantar para o ídolo, mas não ganhou muita atenção. Depois, Usher viu os vídeos na internet e se arrependeu de ter ignorado Justin. Ligou para Scooter e decidiu contratar o garoto pela sua gravadora, a L.A. Records.
4. Justin mora em Atlanta, nos Estados Unidos, onde é permitido tirar a habilitação de motorista aos 16 anos. Foi com essa idade que o cantor ganhou seu primeiro carro. O modelo escolhido foi um Range Rover, que custa em torno de 190 mil reais. Foi um presente de Usher.
5. A fortuna acumulada de Justin está próxima aos 150 milhões de dólares. Mesmo assim, a mãe do cantor controla sua mesada, que é de 50 dólares por semana. Ela também exige que ele estude quatro horas por dia e durma 8.
(Disponível em: <www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/5138/1/10-curiosidades-sobre-justin-bieber.html>.
Acesso em: 5 jan. 2013. Adaptado.)
Com relação ao comportamento da mãe de Justin Bieber, é possível deduzir que ela