(UFRGS) Assinale a alternativa correta sobre os três sermões do Padre Antônio Vieira.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(PUCPR) LA MADRE PRIMERO
Se reactivó el estudio del proyecto de ley que busca permitir el cambio en el orden del apellido, favoreciendo al materno...
La Comisión de Derechos Humanos reactivó el estudio del proyecto que permitiría cambiar el orden de los apellidos anteponiendo el de la madre al del padre.
La moción admite que los padres, de común acuerdo, expresen al momento de inscribir el nacimiento de su primer hijo o hija, su voluntad de que el apellido de la madre anteceda al del padre, lo que deberá constar en la inscripción y se procederá de igual forma con todos los hijos en común.
Si los padres no manifiestan esta voluntad ante el Registro Civil Chileno, el orden será el tradicional, es decir, el apellido del padre y luego de la madre.
Además, la nueva legislación permitiría agilizar los cambios de apellidos solicitados por las personas mayores de edad, sin tener que esgrimir las causales que exige la actual ley. "La idea es eliminar ese tipo de situaciones para que si el joven o la joven sienten que por razones de afecto, de relación o de vínculos, desea cambiar su apellido, pueda hacerlo", explicó el senador Andrés Chadwick.
La iniciativa propone que el Director Nacional del Registro Civil podrá, por una sola vez y previo informe favorable de Carabineros, de Investigaciones y del Ministerio Público, rectificar administrativamente las inscripciones de nacimiento cuando el solicitante desee invertir el orden de sus apellidos, que uno u otro pasen a ser compuestos o usar los apellidos del progenitor respecto del que se encuentre exclusivamente establecida la filiación.
El legislador aclaró que de ser aprobado el proyecto, sería necesario incorporar una disposición que permitiera reclamar cuando un apellido o nombre determinado tenga una connotación especial. "Alguien se podría aprovechar y ponerse el nombre de Pablo Neruda, por ejemplo. En esos casos se podría reclamar, porque puede haber apellidos que conlleven un valor en sí mismo, y si no hay una línea de consanguinidad, se puede prestar para que alguien se aproveche", aseguró.
- Disponible en: www.chile.com
Según el texto:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A manifestação da dengue varia de não complicada àquela que oferece risco de vida ao paciente, caracterizada por disfunção endotelial e vazamento vascular. A NS1, proteína secretada das células infectadas pelo vírus da dengue, expressa e ativa enzimas responsáveis pela degradação da camada de carboidratos que reveste o interior dos vasos sanguíneos. Um estudo observou que a inibição dessas enzimas impediu o derrame vascular induzido por NS1.
GLASNER et al. PLOS Pathogens, 2017. Disponível em: https://doi.org. Acesso em: 01 jul. 2019 (adaptado).
De acordo com o texto, qual estrutura é danificada em casos de dengue hemorrágica?
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.
3.3. Pergunte aos alunos:
a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.
b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?
c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIT) Queda no número de colmeias intriga pesquisadores e acende a luz de alerta, apontando que algo está em desequilíbrio e que é preciso tomar medidas urgentes para reverter este quadro, pois as abelhas são responsáveis não apenas pela produção de mel, mas principalmente por contribuírem, de forma significativa, na produção mundial de alimentos.
(QUEDA NO..., 2015)
As abelhas são insetos sociais voadores que vivem em colônias organizadas, em que cada indivíduo possui funções bastante definidas.
Sobre a reprodução das abelhas, é correto afirmar:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UEPA) O Brasil é uma nação que não enfrenta problemas com superpopulação, por isso neste país não existe um programa oficial de controle da natalidade. Dessa forma, a reprodução humana ocorre de forma livre, natural, algumas vezes irresponsável e inconsequente, causando inúmeros problemas, principalmente, para famílias menos privilegiadas financeiramente.
Texto Modificado: Bio: Volume único, Sônia Lopes, 2008).
Quanto às palavras em destaque no texto, analise as afirmativas abaixo e identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F).
( ) I. Próstata, vesículas seminais e bexiga são glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino.
( ) II. Os testículos produzem os espermatozoides e o hormônio masculino Testosterona.
( ) III. Os ovários produzem os ovócitos e os hormônios femininos Estrógeno e Progesterona.
( ) IV. O útero é o órgão feminino onde ocorre o desenvolvimento embrionário e fetal.
( ) V. A ereção peniana é causada pelo aumento do volume sanguíneo no corpo esponjoso.
A sequência correta é: