(UFRGS) Assinale a alternativa correta sobre os três sermões do Padre Antônio Vieira.
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
A figura a seguir representa uma prática cotidiana das pessoas bem como também muito utilizada em laboratórios e indústrias.
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 25 out. 2020
A solução final da figura apresenta
- Biologia
Com referência ao aspecto biológico, a estrutura, drenagem e aeração do solo são modificadas pelo deslocamento das minhocas, com seu “estica-encolhe”, e pelo movimento ondulatório dos nematódeos.
Com relação a esses organismos, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 10. Estatística
No período do Brasil Colônia, a Coroa Portuguesa desenvolveu várias políticas de exploração do seu território. Ao longo de trezentos anos, foram realizadas muitas atividades exploratórias. No século XVIII, movida pelas expedições Bandeiras e pela expansão territorial, a província de Minas Gerais alcançou o auge na mineração de ouro.
O gráfico a seguir mostra a evolução da produção de ouro nos estados de Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Minas Gerais (MG) entre os anos de 1705 e 1799.
O apogeu da mineração de ouro no Brasil ocorreu no período 1739-1754. A taxa média de crescimento anual neste período foi de
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Em maio deste ano, uma festa do 3º ano do Ensino Médio de uma escola do Rio Grande do Sul propôs aos alunos que se preparavam para o vestibular uma atividade chamada "Se nada der certo". O objetivo era "trabalhar o cenário de não aprovação no vestibular", e como "lidar melhor com essa fase". Os alunos compareceram à festa "fantasiados" de faxineiros, garis, domésticas, agricultores, entre outras profissões consideradas de pessoas "fracassadas". O evento teve repercussão nacional e acirrou o debate sobre a meritocracia. Para Luis Felipe Miguel, professor de ciência política, "o tom de chacota da festa-recreio era óbvio", e teria sido mais interessante "discutir como se constrói a hierarquia que define algumas ocupações como subalternas e outras como superiores; discutir como alguns podem desprezar os saberes incorporados nas práticas dessas profissões (subalternas apenas porque contam com quem as faça por eles); discutir como o que realmente "deu certo" para eles foi a loteria do nascimento, que, na nossa sociedade, determina a parte do leão das trajetórias individuais".
(Adaptado de Fernanda Valente, Dia do 'se nada der certo' acende debate sobre meritocracia e privilégio. Carta Capital, 06/06/2017. Disponível em http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/06/dia-do-se-nada-der-certoacende-debate-sobre-meritocracia-e-privilegio/. Acessado em 08/06/2017.)
As alternativas a seguir reproduzem trechos de uma entrevista do professor Sidney Chalhoub (Unicamp e Harvard) sobre o mito da meritocracia.
(Manuel Alves Filho, A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz Sidney Chalhoub. Jornal da Unicamp, 07/06/2017.)
Assinale aquela que dialoga diretamente com a notícia acima.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso.
A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores.
Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é