(UFG-GO) As trajetórias das personagens do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, são representativas da força com que o meio age sobre seus comportamentos. Afetadas por essa força, as personagens
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(UEPB) Sobre a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido são apresentadas algumas proposições. Coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A eritroblastose fetal só ocorre quando mulheres Rh– já sensibilizadas geram criança Rh+.
( ) A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ ou gestação anterior de uma criança Rh+.
( ) A sensibilização ocorre durante a gestação, em decorrência da passagem de sangue da mãe para o filho e vice-versa.
( ) Atualmente, a eritroblastose fetal é prevenida injetando-se na mãe Rh– soro contendo anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho Rh+.
( ) A frequência observada de eritroblastose fetal é menor que a esperada; um dos motivos para essa redução é a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- Química | 3.7 Polímeros
(UFTM) O amido é uma macromolécula formada a partir da interação de moléculas de glicose e funciona como reserva de energia nos vegetais, principalmente nas raízes. Quando o amido é ingerido pelo homem, sofre ação da enzima amilase, presente na saliva, e é convertido em glicose e carboidratos menores.
A reação da produção do amido a partir da glicose é classificada como de polimerização por _______I______, e aquela que ocorre pela ação da enzima amilase é denominada reação de _______II______.Assinale a alternativa que preenche respectivamente as lacunas I e II. - Física | 2.5 Estática
(MACKENZIE) Com o intuito de facilitar seu trabalho, um operário construiu um artifício com cordas e polias fixas ideais e ainda uma barra homogênea de comprimento L= 20 m articulada no ponto A. A massa da barra vale MB = 60 kg e o peso do bloco levantado tem módulo Q= 500 N.
Considerando-se que o sistema está em equilíbrio no instante em que é retratado, que o módulo da aceleração gravitacional local seja g= 10 m/s², que o trecho BC da corda esteja perpendicular à barra e que o valor do ângulo é θ = 53°, afirma-se corretamente que o módulo da reação horizontal da força na barra no ponto B vale, em N (newton),
Dados: sen 53°= 0,80; cos 53°=0,60
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Projeção cartográfica é qualquer método destinado a representar em um plano uma superfície esférica, em especial a da Terra. As projeções cartográficas são necessárias na elaboração de mapas, devendo o geógrafo definir o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos. Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações.
I - A projeção de Mercator é do tipo conforme onde os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliaram os grandes descobridores a incorporar novas terras.
II - A projeção de Peters é do tipo equivalente, reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados nas zonas temperadas e polares.
III- As projeções de Mercator e Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.
Quais estão corretas?
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAL
- Linhas
- Tesoura
- Papel cartão ou cartolina
- Canetinhas – cores variadas
- Furador
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai pedir as crianças para fazer desenhos de olhos, bocas, cabelos, nariz,
etc, de diferentes formas e tamanhos.
- O professor deve sempre lembrar as crianças para pensarem nas pinturas de Picasso
quando forem fazer os desenhos .Lembrar das cores e formas usadas pelo artista.
- Peça as crianças para fazerem muitos desenhos.
- Depois de muitos desenhos prontos, as crianças vão colorir. Depois de tudo colorido,
recortar.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Peça as crianças para começar a fazer umas montagens das partes desenhadas,
formando rostos sem formas definidas. Depois que as crianças decidirem qual
montagem ficou mais legal, o professor vai furar (com o furador) os desenhos.
- Distribuir a linha para as crianças e pedir para elas começarem a amarrar, formando
móbiles bem alegres. Durante esta fase da atividade, o professor deverá auxiliar as
crianças.
- Tudo pronto, amarre os móbiles na sala de aula e faça uma exposição bem legal.
Fonte: http://lavieenclasse.eklablog.com/picasso-a107658974
PABLO PICASSO:UM ARTISTA DA FORMA