Leia e analise os quadros a seguir.
Ao observar os quadros de 1 a 4, a fala final da personagem e utilizando os conhecimentos biológicos, conclui-se que esse inseto, antes de estar apto ao voo, passa
Questões relacionadas
- Física
A luz é uma onda eletromagnética, isto é, a propagação de uma perturbação dos campos elétrico e magnético locais.
Analise as afirmações a seguir, que estão relacionadas com as propriedades do campo elétrico.
I.O vetor campo elétrico é tangente às linhas de força.
II.Um campo elétrico uniforme se caracteriza por ter as linhas de força paralela se igualmente espaçadas.
III.O número de linhas de força por unidade de volume de um campo elétrico é proporcional à quantidade de cargas do corpo.
Está(ão)correta(s)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO
[80] Após críticas e consulta pública sobre reforma,
MEC apresenta proposta para Novo Ensino Médio.
Escolas sem infraestrutura, falta de formação
adequada dos professores e diminuição da carga
horária de disciplinas tradicionais estavam entre
[85] as críticas ao modelo em vigor há dois anos.
O ministro da Educação, Camilo Santana,
apresentou nesta terça-feira (24) para o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva as diretrizes
para o Novo Ensino Médio. A entrega do
[90] documento é a mais recente etapa na tentativa
de ajustes na reforma que mudou a grade
curricular e oferta de disciplinas optativas em
todas as escolas do país. (...)
O novo modelo de Ensino Médio está em
[95] vigor há dois anos em todas as escolas do país,
mas tem sido alvo de críticas. Alguns grupos
defendem a sua revogação completa enquanto
outros pedem apenas ajustes. Diante da pressão,
o MEC abriu uma consulta pública com
[100] representantes de diversas entidades para chegar
a uma proposta, apresentada agora.
Escolas sem infraestrutura (salas de aula
em número insuficiente, por exemplo), falta de
formação adequada dos professores e diminuição
[105] da carga horária de disciplinas tradicionais são
alguns dos pontos que, segundo os críticos,
podem ampliar ainda mais a desigualdade no
acesso ao ensino superior entre os alunos da rede
pública e os da rede particular. (...)
[110] De acordo com a assessoria do MEC, a
entrega das novas diretrizes ao presidente Lula
teve a participação de representantes do
Conselho Nacional de Educação (CNE); Fórum
Nacional de Educação (FNE); Fórum Nacional dos
[115] Conselho Estaduais e Distrital de Educação
(Foncede); Conselho Nacional de Secretários de
Educação (Consed) e União Brasileira dos
Estudantes Secundaristas (Ubes).
(Texto adaptado. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/.)
No trecho: “Alguns grupos defendem a sua revogação completa enquanto outros pedem apenas ajustes” (linhas 96-98), o elemento destacado tem o sentido de
- Arte | 2. Pré-História
Disponível em: https://eukomunico.wordpress.com. Acesso em: 19 set. 2021.
As pinturas rupestres são as primeiras formas de expressão humana e eram executadas nas paredes das cavernas. Quanto à intenção do “artista” primitivo, podemos inferir as (os)
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
43. Texto base: Lee el texto y contesta las preguntas.
El célebre maquinista Dagoberto y la increíble historia de las vías del tren Hace muchos, muchos años, los trenes no iban por la vía. Como no existían las vías, los trenes podían ir por donde querían.
Los maquinistas eran los encargados de manejar las locomotoras que arrastraban a todos los vagones.
Estos expertos maquinistas sabían muy bien cuál era la ruta a seguir y, continuamente, iban y venían por el mismo camino. Siempre igual. Día tras día, durante meses y meses y hasta ¡por años!
Pero un día Dagoberto se aburrió de recorrer tantas veces el mismo camino y se fue con su tren, lleno de pasajeros, a la playa.
Pasaron un día muy lindo y nadie protestó por no haber llegado a destino en el horario correspondiente.
Ya muy tarde, subieron a los vagones para seguir viaje y, como era una noche sin luna, estaba muy oscuro y Dagoberto no pudo encontrar el camino y se perdió.
Cuando salió el sol el tren estaba en la punta de una montaña. El paisaje era tan lindo, que los pasajeros le pidieron a Dagoberto que se detuviese un ratito. Entonces, todos se bajaron a recoger flores y a correr un poco para estirar las piernas.
Y así fue como ese tren llegó a la estación con quince días de retraso!
Fue por eso que el maquinista Dagoberto se volvió célebre.
Y también fue por eso que los dueños del ferrocarril inventaron las vías: para que nunca más un maquinista aburrido se fuese de paseo o se pudiera perder por el camino.
Desde entonces, todos los trenes del mundo van por la vía. BARTHE, Raquel Marta.
Disponible en: http://www.eljardinonline.com.ar. Acceso en: 17 ene 2012.
Enunciado:
Dagoberto se tornó famoso pues:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A permanência de seres humanos no espaço causa certas alterações no organismo, como a perda da densidade óssea e atrofia da musculatura esquelética. O coração, apesar de sofrer uma ligeira dilatação, perde massa muscular. Quando retornam à Terra, os astronautas passam por um programa de readaptação, com o objetivo de prevenir a manifestação de algumas complicações.
Considere as seguintes complicações e doenças humanas:
I. Dificuldade de locomoção
II. Diabetes
III. Fraturas ósseas
IV. Atrofia do coração
V. Escorbuto
Ao retornar à Terra, quais complicações um astronauta poderá apresentar?