- Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa
sobre fotografias e pergunte se eles têm o hábito de fotografar. Informe aos alunos que as
fotografias contam um pouco da nossa história, pois registram momentos da história de uma
pessoa ou lugar, por isso, dizemos que tudo que nos ajuda a entender como era o passado é
considerado uma fonte histórica.
- Apresente as fotografias de álbuns de bebês em cartaz ou data show e peça aos alunos que
as observem atentamente para discutirem e depois realizarem as atividades propostas:
Fonte: Sítio: "G1 Ciência e Saúde". Disponível em: <
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/ouco-falar-dele-desde-crianca-diz-1-bebe-de-proveta-do-brasil-sobre-nobel.html>.
Fonte: https://bebemamae.com/bebes/bebes-sentem-muito-mais-frio-do-que-os-adultos-descubra-e-entenda
http://www.ficargravida.com.br/comportamento/nomes-antigos-sao-tendencia/
-Explique para os alunos que essas fotografias são de álbuns de bebê, porém álbuns de
diferentes épocas, mas com a mesma finalidade, que é registrar momentos da vida de uma
pessoa.
- Professor, após a discussão sobre as fotografias questione a turma:
- - Você consegue perceber semelhanças entre as fotografias? Quais?
- - Existem diferenças entre elas? Comente.
- - Qual das fotografias é a mais antiga? Como você sabe disso?
- - Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.
- - E as fotografias que costuma tirar nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador?
- - Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias.
- Nesta aula o professor vai propor a turma uma dinâmica bem legal !
- O professor vai pedir a turma, antecipadamente, para trazerem fotografias de diferentes períodos de suas vidas.
- Fale com os alunos para não mostrar a sua foto para outro colega.
- Peça a cada aluno que pegue uma foto de quando era bebê e com cuidado para não deixar
os colegas verem escreva o nome no verso.
- Organize uma roda com todas as fotos no centro. Peça aos alunos que peguem uma
fotografia que não seja a sua para observar e tentar descobrir quem é. Se conseguir acertar
entrega a foto para o dono, que passa a vez ao participante posterior. Se errar, o apontado
diz: A foto não é minha. E o seguinte faz sua tentativa. A dinâmica termina quando todos
estiverem com suas fotografias nas mãos.
- Organize um mural com as fotos dos alunos. Converse com os alunos sobre as semelhanças e
diferenças entre as fotografias de cada um.
- Agora que tal montar um álbum para relembrar a história de sua vida?
- Lembre-se que se não foi possível trazer as fotografias, você pode fazer desenhos de como
você era e como está nos dias de hoje.
- Faça assim:
- Pegue folhas de papel A4 (na quantidade que dá para colar as fotografias que trouxe.) e dobre - as ao meio.
- Coloque suas fotografias em ordem cronológica e cole-as nas folhas do seu álbum.
- Ao lado de cada foto ou desenho, escreva sua idade na época e o lugar onde estava.
- Depois de prontos, apresente seu álbum para a turma.
- Como registro, proponha aos alunos que elaborem um texto descrevendo detalhes das fotos.
Em que lugar estava? O que faziam momento? Existiam outras pessoas com você? Quem?
- Prepare um momento para os alunos apresentarem suas produções aos colegas, depois
exponha os textos no mural da escola.
- Vai seu uma atividade muito legal!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697