(UPF) Olavo Bilac e Cruz e Sousa estão situados, respectivamente, nos seguintes períodos literários:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O dia 20 de novembro foi estabelecido pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, como Dia Nacional da Consciência Negra. Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Ele representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.
O Dia da Consciência Negra é uma data resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil e tem por objetivo
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UPE) A evolução da sociedade brasileira no século XIX apresentou várias características importantes. A primeira foi a ascensão de uma nova cultura de exportação, o café, que formaria a base de uma nova economia escravista de grande lavoura na região Sudeste. A segunda foi o contínuo crescimento das tradicionais culturas coloniais de exportação.
(LUNA, Francisco Vidal. & KLEIN, Herbert S. Escravismo no Brasil. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2010. p. 89. Adaptado)
Sobre a temática e a realidade apresentadas no texto, analise as afirmativas seguintes:
I. O açúcar voltou a ser um produto competitivo no mercado mundial, com o declínio da indústria açucareira em São Domingos e nas Antilhas Britânicas.
II. O tráfico negreiro para o Brasil se extinguiu em 1840, com o início do Segundo Reinado.
III. A produção brasileira de algodão, após sofrer com a forte competição do Sul dos Estados Unidos na primeira metade do século, reergueu-se na década de 1860, durante a Guerra de Secessão Americana.
IV. O crescimento dessas novas e velhas culturas de exportação impediu o início da industrialização brasileira, que só veio a se desenvolver nos primórdios do século XX.
V. O crescimento de todas essas culturas de exportação gerou uma demanda sempre crescente por escravos, e, na terceira década do século XIX, o tráfico atlântico chegou ao auge.
Estão CORRETAS
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir para responder à questão. Na Assembleia Constituinte da recém-proclamada República, as classes dominantes adeptas do movimento republicano do Centro-Sul do país e pertencentes ao setor agroexportador, nomeadamente àquele associado à cafeicultura, lograram garantir o predomínio de seus interesses políticos e econômicos. O estabelecimento do federalismo como forma de organização da nação e a impossibilidade de proposição de sua abolição (art. 90, § 4 o) respondiam à reivindicação de autonomia das antigas províncias feita pelos cafeicultores. SUGAHARA, Henrique. Verbete do Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930.
Coordenação: Alzira Alves de Abreu/FGV. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/constituicao-de-1891.
Acesso em: 29 out. 2018. Vocabulário Lograr – usufruir o que se conquistou; gozar, desfrutar.
Enunciado:
Considerando o trecho lido, percebe-se que a Primeira República beneficiou os cafeicultores especialmente porque:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIME) Considere um cilíndrico de peso igual a 20,0N que se encontra suspenso por um dinamômetro construído com uma mola de constante elástica de 80,0 N/m e está em equilíbrio sobre uma balança, conforme a figura.
Desprezando-se o empuxo do ar e sabendo-se que a mola está deformada em 20,0 cm, é correto afirmar que o peso do cilindro registrado na balança, com graduação em N, é igual a
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) Pensar o corpo como algo produzido pela cultura é, simultaneamente, um desafio e uma necessidade. Um desafio porque rompe, de certa forma, com o olhar naturalista sobre o qual muitas vezes o corpo é observado, explicado, classificado e tratado. Uma necessidade porque, ao desnaturalizá-lo, revela, sobretudo, que o corpo é histórico. Isto é, mais do que um dado natural cuja materialidade nos presentifica no mundo, o corpo é uma construção sobre a qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos, espaços, conjunturas econômicas, grupos sociais e étnicos.
LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013 (adaptado).
A que valor da contemporaneidade o entendimento sobre o corpo expresso no texto é correlato?