Com relação à estrutura do coração dos vertebrados, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Uma turma de um colégio de São Paulo tem 40 alunos. Esses alunos nasceram todos no estado de São Paulo (capital, interior ou litoral). Sabe-se que 15 alunos nasceram no interior e, do restante, 80% nasceram na capital. Quantos alunos da sala nasceram no litoral?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ouvir estrelas
“Ora, (direis) ouvir estrelas! Certo
perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
que, para ouvi-las, muita vez desperto
e abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda noite, enquanto
a Via-Láctea, como um pálio aberto,
cintila. E, ao vir o Sol, saudoso e em pranto,
inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas?” Que sentido
tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”.
BILAC, Olavo. Ouvir estrelas. In: Tarde, 1919.
Ouvir estrelas
Ora, direis, ouvir estrelas! Vejo
que estás beirando a maluquice extrema.
No entanto o certo é que não perco o ensejo
De ouvi-las nos programas de cinema.
Não perco fita; e dir-vos-ei sem pejo
que mais eu gozo se escabroso é o tema.
Uma boca de estrela dando beijo
é, meu amigo, assunto p’ra um poema.
Direis agora: Mas, enfim, meu caro,
As estrelas que dizem? Que sentido
têm suas frases de sabor tão raro?
Amigo, aprende inglês para entendê-las,
Pois só sabendo inglês se tem ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
TIGRE, Bastos. Ouvir estrelas. In: Becker, I. Humor e humorismo: Antologia. São Paulo: Brasiliense, 1961.
A partir da comparação entre os poemas, verifica-se que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O acervo do Museu da Língua Portuguesa é o nosso idioma, um “patrimônio imaterial” que não pode ser, por isso, guardado e exposto em uma redoma de vidro. Assim, o museu, dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa, reconhecidamente importante para a preservação de nossa identidade cultural, apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.
Disponível em: www.museulinguaportuguesa.org.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto, embora a língua portuguesa seja um “patrimônio imaterial”, pode ser exposta em um museu. A relevância desse tipo de iniciativa está pautada no pressuposto de que:
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
At Wednesday's shareholder meeting, a Google employee will step up to the microphone to argue that executive compensation should be tied to diversity goals.
The push for a shareholder proposal opposed by parent company Alphabet marks a sharp escalation in the increasingly public disagreements between the Internet giant and some of its 80,000-plus staff.
An employee revolt last week forced Google to back off a controversial and potentially lucrative military drone project. This week, employees are finding their voices again by joining shareholder groups to pressure Google to increase the racial, ethnic and gender diversity of its workforce.
The activism is shaking up the Internet giant, which isn't used to being publicly challenged by its own employees.
Liz Fong-Jones, a Google site reliability engineer, says she and a group of employees felt they had no choice but to take the unusual step of speaking out at the shareholder meeting after efforts to get management to address concerns proved unsuccessful. She hopes protest votes from concerned investors will motivate executives to make diversity a priority.
Disponível em: https://www.cbs19.tv. Acesso em: 03 fev. 2020 (FAF).
Os funcionários do mundo todo lutam por participação em decisões das empresas em que trabalham. No artigo acima, nos deparamos com uma interferência dos colaboradores da Google, que clamam por
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Leia o texto abaixo.
Viver na Europa no século XIV
[...] o século XIV foi, ainda assim, dentro e fora de Inglaterra, um período de profundas tensões, convulsões e mutações de ordem demográfica, econômica, social, trabalhista, política e religiosa na Europa; fustigado* pela Peste Negra (1348-49), por insurreições populares como a Jacquerie (1358), os Ciompi (1378), os Maillotins (1382) ou a Revolta dos Camponeses (1381), por cisões religiosas e teológicas como o Grande Cisma do Ocidente (1378-1417) e o aparecimento dos lollards, a partir da década de 1370.
ALARCÃO, Miguel. Boa Londres é esta: em torno das revoltas populares de 1381 e 1383.
Disponível em: <https://run.unl.pt/bitstream/10362/14792/1/1381.pdf>. Acesso em: 18 maio 2018.
Glossário
Fustigado: maltratado; que sofreu algum castigo; que foi maltratado.
De acordo com o texto, a vida dos europeus no século XIV foi afetada por: