A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O profressor vai iniciar a aula falando sobre as formas: orgânicas e geométricas
- O professor vai apresentar para a turma o pintor " Henri Matisse" e mostrar algumas obras.
- O professor vai escolher a obra "A Dança – Matisse" para a turma trabalhar o tema
formas. As formas simplificadas das dançarinas na obra, ocupavam toda a tela simplificada , num
padrão rítmico de movimento expressivo. A simplicidade do desenho, com seus três
elementos básicos – dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul, cria
uma imagem na qual as relações abstratas entre formas orgânicas e cor são
fundamentais.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal com a turma :
(linhas, formas, planos, cores, etc)
- No segundo momento , faça a leitura interpretativa da obra: (o que vejo na obra; o
que está representando , o que me lembra; qual a mensagem traz a obra; etc).
- Fale novamente sobre o estilo, as cores usadas na obras, o tipo de pintura e o abuso
das linhas e das formas deste artista.
Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri-matisse.htm
- Peça os alunos para fazer o desenho das silhuetas dançando no papel color set
preto.
- Pinte com o lápis de cor branco (contorno, partes mais salientes, chão).
- Com o lápis prata, valorize alguns contornos e partes do desenho.
- Lembre sempre os alunos para trabalhar com o lápis de cor branco e prata, use
inicialmente o branco e só depois de pintar tudo o que quiser de branco é que vai
realçar a pintura com o lápis prata.
- Exponha os trabalhos.
/item-portfólio/henri-matisse//portfolio-item/henri-matisse/
- Química | A. Equilíbrio Químico
O monóxido de carbono, formado na combustão incompleta em motores automotivos, é um gás extremamente tóxico. A fim de reduzir sua descarga na atmosfera, as fábricas de automóveis passaram a instalar catalisadores contendo metais de transição, como o níquel, na saída dos motores.
Observe a equação química que descreve o processo de degradação catalítica do monóxido de carbono:
Com o objetivo de deslocar o equilíbrio dessa reação, visando a intensificar a degradação catalítica do monóxido de carbono, a alteração mais eficiente é:
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(PUCRJ) “Krakatau, uma ilha do tamanho de Manhattan, localizada entre Java e Sumatra, foi destruída em 1883 após uma série de poderosas erupções vulcânicas. Apenas um pequeno pedaço da ilha original permaneceu acima do nível do mar. Essa pequena ilha, chamada de Rakata, não possuía qualquer vida, era uma ilha estéril. Mas a vida logo começou a surgir novamente...”
WILSON, E. O. Diversidade da vida. Companhia das Letras, 1992. Adaptado.
Quando o biólogo E. O. Wilson diz que “a vida logo começou a surgir novamente”, ele estava se referindo a que fenômeno ecológico?
- Matemática - Fundamental | 20.1 Medida de Comprimento
Observe as setas no mapa. Elas indicam um dos caminhos possíveis para chegar a um parque que fica na Bahia, saindo do ponto onde há um X.
Disponível em: <http://www.parquerolf.com.br/mapasDeAcesso.php#>. Acesso em 14 dez. 2015.
Desenhe um outro caminho possível nesse mapa para chegar ao parque. O local de saída deve ser onde há um X e você não poderá passar por Camaçari, Dias D’Ávila e Mata de São João.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read and answer.
Great Barrier Reef
Take a wild guess as to what the largest living thing is on Earth? A whale maybe as we know how big those are? What about an elephant? Nope, none of the above! The largest living thing on Earth is none other than the Great Barrier Reef, the largest coral reef in the world.
If you were flying high up in space, you would be able to see it, isn’t that something. And amazingly it is the world’s biggest single structure made by living organisms.
The Great Barrier Reef is home to a huge range of life, including fish, sea turtles, seahorses, […] sharks and many more.
Over 1500 different species of fish live in the Great Barrier Reef, including clownfish, the star of the animated film Finding Nemo and whales, dolphins and dugong can be seen here too.
The smallest fish that lives here is called the Stout Infant Fish which is only 7mm long, and the biggest is the whale shark which can grow up to 12m long! There is certainly a lot to see here.
Disponível em: www.scienceforkidsclub.com/great-barrier-reef.html. Acesso em: 13 mar. 2019.
Glossary
range – variety, diversity
Which is the largest living thing on Earth?