(UPF) Leia as seguintes afirmações sobre a obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis:
I. A idealização das personagens é um traço significativo do romance.
II. Constata-se, na narrativa, uma ruptura com os lugares-comuns que caracterizavam a linguagem no Romantismo.
III. No romance, destaca-se a presença de um narrador que é também o protagonista da história e que se apresenta como defunto autor.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
Livre desde 1990 da poliomielite, o Brasil corre o risco de voltar a sofrer com a doença, também conhecida como paralisia infantil. O alerta vem do próprio Ministério da Saúde, que apontou situação de vulnerabilidade em 312 municípios de diferentes estados.
Disponível em
Acesso em: 16 ago. 2018. O risco epidemiológico, alertado no texto, está relacionado com o(a)
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O fragmento de texto a seguir foi escrito pelo biólogo Lucas Perillo, que questiona se os impactos da tragédia de Mariana, bem como o histórico de mineração no estado de Minas Gerais, valem a pena.
Sou mineiro, parte do povo das Minas Gerais. Essa é alcunha que tenho orgulho de carregar. Indica o lugar em que nasci, indica o lugar que escolhi para construir minha história de vida e remete às escolhas de vida de meus antepassados. Mas junto com esse grande orgulho vem preso um fardo pesado. Há séculos somos aqueles que sustentam o mundo com produtos vindos do minério. Seja para cobrir igreja de dourado, seja para engordar lastro de bancos europeus ou para aumentar as pilhas de minérios nos depósitos chineses. Primeiro foi o ouro e agora o famoso minério de ferro. Nada mudou. Só a escala. Agora temos que tirar toneladas do solo brasileiro, solo mineiro, para esmolar algumas centenas de dólares. Ontem, (05/11/2015), o minério de ferro fechou em alta de Notícia boa! O ferro com pureza de está sendo negociado no porto de Qingdao a impressionantes dólares. Bem próximo do valor que pagamos lá em casa pela conta de água e de luz por mês. O mesmo valor que custa uns 13 quilos de prego. Daqueles feitos de ferro mesmo…
Bem, no mesmo dia escuto a notícia na rádio. Barragem de rejeito rompe em Mariana. A história dessa barragem é triste, comove, mas não é a primeira na vasta biografia mineira.
PERILLO, L., Vale a pena? Biólogo questiona os impactos da tragédia de Mariana. Disponível em: <http://saudedomeio.com.br/vale-a-pena-uma-reflexao-sobre-a-tragedia-de-mariana/>. Acesso em: 1 mar. 2016.
Em Mariana, o rompimento da barragem de Fundão destruiu hectares em um percurso de de curso d’água, inclusive em áreas de preservação permanente. Sobre o impacto da mineração, contextualizado acima, verifica-se o seguinte:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(IFSP) Sapos e rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, apresentam na sua pele as glândulas de muco para conservá-la úmida e favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas de veneno que eliminam substâncias para combater microrganismos e afugentar animais predadores. A explicação para essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da Evolução de Charles Darwin é apresentada em:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UECE) Atente ao que se diz sobre flores, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Flores que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, são chamadas dioicas.
( ) Flores hermafroditas são denominadas completas quando constituídas por quatro conjuntos de verticilos florais.
( ) Nas espermatófitas, o ovário, que fica na base do gineceu, corresponde ao fruto desenvolvido a partir da fecundação.
( ) As sépalas são geralmente verdes e sua função é cobrir e proteger o botão floral antes de ele se abrir.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso advoga que o Brasil vive um "momento de anomia". Segundo FHC, ‘’Há falta de sentido de organização e autoridade. Em toda a parte”. Questionado sobre o que faria se estivesse no lugar do presidente Michel Temer, o ex-presidente afirma que "a essa altura, estaria considerando o futuro do Brasil e pensando bem: será que eu tenho condições de governar?". Na sequência, foi perguntado quanto tempo levaria para fazer essa reflexão. "Não muito. As coisas vão variar com muita velocidade, vão se mover com muita rapidez, eu acho. Sem julgar, mas em termos das condições do Brasil, estamos passando por um momento de... Vou falar em sociologuês, mas é simples... De anomia."
Considerando a fala de Fernando Henrique Cardoso, podemos inferir que a anomia, conceito de sociólogo Émile Durkheim