Em relação ao sistema endócrino, são feitas as afirmações abaixo. Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Literatura
Cegueira
Afastou-me da escola, atrasou-me, enquanto os filhos de seu José Galvão se internavam em grandes volumes coloridos, a doença de olhos que me perseguia na meninice. Torturava-me semanas e semanas, eu vivia na treva, o rosto oculto num pano escuro, tropeçando nos móveis, guiando-me às apalpadelas, ao longo das paredes. As pálpebras inflamadas colavam-se. Para descerrá-las, eu ficava tempo sem fim mergulhando a cara na bacia de água, lavando-me vagarosamente, pois o contato dos dedos era doloroso em excesso. Finda a operação extensa, o espelho da sala de visitas mostrava-me dois bugalhos sangrentos, que se molhavam depressa e queriam esconder-se. Os objetos surgiam empastados e brumosos. Voltava a abrigar-me sob o pano escuro, mas isto não atenuava o padecimento. Qualquer luz me deslumbrava, feria-me como pontas de agulha [...].
Sem dúvida o meu espectro era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1984 (fragmento).
O impacto da doença, na infância, revela-se no texto memorialista de Graciliano Ramos através de uma atitude marcada por
- Ciências - Fundamental | 06. Nutrição do corpo humano
A nutrição é um tema fundamental para a saúde e bem-estar do corpo humano. Desde os tempos antigos, a alimentação tem sido objeto de estudo e aprimoramento, com a busca por uma dieta balanceada, que forneça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Hoje, conhecemos diferentes tipos de nutrientes e suas funções no corpo, o que nos permite escolher os alimentos mais adequados para nossas necessidades.
Qual é o principal nutriente encontrado nas carnes?
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
A industrialização é um processo inventado pelo Ocidente e que, desde então, vem se espalhando pelo mundo. O primeiro país a se industrializar (inventar o processo de industrialização) foi a Inglaterra. Mas o processo logo seria copiado e modificado por outros países.No século XIX, alguns países já estavam industrializados, e outros, com o processo em desenvolvimento acelerado. Então, logo o pioneirismo inglês do século XVIII começava a ser acompanhado por países como EUA, França, Itália, Alemanha, Bélgica e Holanda, nações em franco desenvolvimento industrial, portanto.Entretanto, o Japão ainda vivia predominantemente sob a égide do atraso. Dominado por uma estrutura social que em muito remetia à sociedade feudal (se parecia muito com a sociedade feudal), o país era controlado por um grupo dominante – os xoguns – poderosos líderes militares, com poderes, na prática, similares ao imperador.Em 1868, ascende ao poder o imperador Mutsuhito, conhecido como Meiji (“iluminado”). Tendo conhecido a Europa antes de assumir o trono, o imperador Meiji viu-se impelido a promover mudanças que levassem a nação nipônica rumo ao desenvolvimento industrial, algo que o impressionara ao conhecer a Inglaterra. O Japão do imperador Meiji copiaria a Europa Ocidental. No governo de Mutsuhito, isto é, na Era Meiji, o Japão
- Matemática | 1.08 Potenciação
A NASA, agência espacial norte-americana, anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra e que orbita uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, em área identificada como habitável. O planeta é chamado de “TOI 700 d” e está relativamente próximo da Terra, a 100 anos-luz de distância, informou a agência.
Disponível em: https://www.agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 1 set. 2020. (adaptado)
Um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano e corresponde a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros.
Qual a distância aproximada, em metro, entre a Terra e o novo planeta encontrado?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
“Eu me daria um tiro na nuca”. Resposta do ex-presidente general João Batista Figueiredo ao ser perguntado sobre o que faria se ganhasse um salário mínimo.
A frase denuncia