Os filmes de Ficção Cientifica além de distração também possibilitam ilustrar conceitos e discutir vários temas dentro das Ciências. Entre esses filmes, destaca-se Viagem Fantástica que, em meados dos anos sessenta, criou grande sensação devido aos seus admiráveis efeitos especiais.
O filme narra a história de um importante cientista, que está entre a vida e a morte, devido a um coágulo no cérebro. Um pequeno submarino com uma equipe médica a bordo é miniaturizado, isto é, reduzido a dimensões microscópicas e injetado com uma seringa na veia jugular do pescoço do cientista. Após passar por vários órgãos e cumprir a missão com êxito, a equipe sai do organismo do cientista por meio de uma lágrima.
Pode-se afirmar que esse submarino, ao seguir o fluxo sanguíneo normal da veia citada no texto, será levado diretamente para
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Imagens de partes internas do corpo humano
- Giz de cêra
- Canetinha
- Lápis e borracha
- Tesoura e Cola
- Papel A4
Desenvolvimento:
Apresentar às crianças imagens de partes internas do corpo humano.
O professor poderá organizar tais imagens para serem apresentadas impressas e montadas em papel cartão preto.
Sugerimos as seguintes imagens:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Caso o professor considere realizar sua própria pesquisa de imagens considerar na escolha um resultado estético agradável que desperte o encantamento das crianças em relação a este mundo maravilhoso que é o corpo humano!
Primeiramente o professor deve fixar as imagens na parede da sala de aula, devidamente montadas em papel cartão preto ou branco e deixar que as crianças observem e construam suas suposições. Em seguida o professor pode orientar a elaboração de conceitos a partir de perguntas, tais como:
- O que vocês acharam destas imagens?
- Vocês já viram algo parecido? Com que elas se parecem?
- Revelar que são imagens do corpo humano e de que parte do corpo fazem parte.
- Perguntar às crianças quais as curiosidades presentes em cada imagem.
- Pedir para que demonstrem onde a linha e o ponto estão definidos nas imagens.
- Discutir sobre as cores. Se são cores que pertencem ao corpo conforme o imaginamos, se são cores surpreendentes para representarem algo que está dentro de nós ou se serão cores artificiais vinculadas por exemplo às cores da revelação fotográfica e que importância elas tem dentro das imagens, qual o papel das cores nestas imagens.
Em seguida distribuir duas folhas de papel branco A4, canetinha hidrocor e giz de cêra e pedir que façam dois desenhos observando as imagens. Estes desenhos poderão ser feitos nas cores que eles escolherem, sem necessariamente seguir o modelo de cores do original.
Em seguida cada um escolherá seu melhor desenho e explicará para turma porque o considera como o melhor entre os dois.
Já o segundo desenho poderá ser utilizado em grupo para recorte e montagem de uma linda colagem que certamente trará um belo resultado quanto à textura a partir da linha, do ponto e da cor.
Referências:
1. Imagem 1: O rim humano visto no microscópio
2. Imagem 2: As células sanguíneas vistas do microscópio
3. Imagem 3: Fibras Musculares
4. Neurônios maduros
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Em relação às Constituições anteriores, a Constituição [...] representa um avanço. As modificações mais significativas foram:
- – Direito de voto para os analfabetos;
- – Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
- – Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes);
- – Direito a greve;
- – Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;
- – Décimo terceiro salário para os aposentados.
Disponível em: <https://goo.gl/NxkxhA>. Acesso em: 24 set. 2017. (Adaptado).
Enunciado:
Com base no excerto e em seus conhecimentos, tais características se referem a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com os dados da tabela a respeito do crescimento populacional na cidade de São Paulo, durante o século XIX, é correto afirmar que:
- Filosofia | 2. Antiga(UEL) Leia os textos a seguir.
Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. 3.ed. Trad. de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995. p.91.
Segundo a mitologia ioruba, no início dos tempos havia dois mundos: Orum, espaço sagrado dos orixás, e Aiyê, que seria dos homens, feito apenas de caos e água. Por ordem de Olorum, o deus supremo, o orixá Oduduá veio à Terra trazendo uma cabaça com ingredientes especiais, entre eles a terra escura que jogaria sobre o oceano para garantir morada e sustento aos homens.
“A Criação do Mundo”. SuperInteressante. jul. 2008. Disponível em:. Acesso em: 1 abr. 2014.
No começo do tempo, tudo era caos, e este caos tinha a forma de um ovo de galinha. Dentro do ovo estavam Yin e Yang, as duas forças opostas que compõem o universo. Yin e Yang são escuridão e luz, feminino e masculino, frio e calor, seco e molhado.
PHILIP, N. O Livro Ilustrado dos Mitos: contos e lendas do mundo. Ilustrado por Nilesh Mistry. Trad. de Felipe Lindoso. São Paulo: Marco Zero, 1996. p.22.
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre a passagem do mito para o logos na filosofia, considere as afirmativas a seguir.
I. As diversas narrativas míticas da origem do mundo, dos seres e das coisas são genealogias que concebem o nascimento ordenado dos seres; são discursos que buscam o princípio que causa e ordena tudo que existe.
II. Os mitos representam um relato de algo fabuloso que afirmam ter ocorrido em um passado remoto e impreciso, em geral grandes feitos apresentados como fundamento e começo da história de dada comunidade.
III. Para Platão, a narrativa mitológica foi considerada, em certa medida, um modo de expressar determinadas verdades que fogem ao raciocínio, sendo, com frequência, algo mais do que uma opinião provável ao exprimir o vir-a-ser.
IV. Quando tomado como um relato alegórico, o mito é reduzido a um conto fictício desprovido de qualquer correspondência com algum tipo de acontecimento, em que inexiste relação entre o real e o narrado.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Para nos auxiliar na localização dos diversos sítios na Internet, eles são identificados por “nomes de domínios”. No endereço inep.gov.br, “br” indica o país, Brasil, “gov” indica um órgão do governo, “inep” é a sigla do órgão. Os domínios “.com” ou “.com.br” são comerciais, os domínios “.org” ou “.org.br” são de organizações não governamentais (ONGs), sem fins de lucro. Um endereço de correio eletrônico [email protected] localiza a pessoa conhecida como “jurua” dentro do Inep. Os domínios terminados em “.com”, “.org”, “.edu” não se referem a nenhum país específico e, por isso, são conhecidos como domínios genéricos.
Com base nessas informações, é correto afirmar que, se uma pessoa tivesse de localizar o endereço eletrônico de outra, sabendo que ela é do Ministério da Educação (MEC) e que seu endereço começa por “jurua”, ela deveria escrever para