(FAAP) Num passado, não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para se fazer sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual o filo pertence?
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS)
Considere um modelo teórico no qual uma partícula, de massa 2,0mg e eletrizada com carga 4,0μC, ao ser abandonada a partir do repouso nas proximidades de uma placa condutora eletrizada positivamente, realiza movimento ascendente e, ao percorrer a distância de 20,0cm, atinge a velocidade de módulo 2,0m/s, conforme a figura. Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0m/s² e que o campo elétrico gerado por essa placa seja uniforme, é correto afirmar que o módulo do campo elétrico é igual, em N/C, a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
TEXTO 2
Leia-o e observe-o com atenção.
Esta é sua vida
Maltratado e descamisado
A história da colonização do Brasil pelos portugueses coincide com a história das transformações que vêm ocorrendo no solo brasileiro. Você pode até pensar: o que Ciências tem a ver com essa "história"? Ou, ainda, o que o solo tem a ver com a história do Brasil?
Quando os portugueses aportaram à costa brasileira, vieram com a intenção de tomar posse das terras e com a esperança de encontrar ouro, prata e especiarias que, até então, compravam nas índias. Vocês sabem o que são especiarias? São aqueles condimentos que melhoram o sabor dos alimentos, tais como cravo, noz-moscada, canela, na época já muito apreciados na Europa.
Os portugueses não encontraram prontamente os minerais que procuravam, e entre as espécies vegetais de nossas matas não existiam as esperadas especiarias, mas em compensação se depararam com uma outra riqueza vegetal, o pau-brasil. Conhecedores de sua aplicação como matéria-prima no tingimento de tecidos e vislumbrando a possibilidade de comercialização desse produto na Europa, já podemos imaginar o que aconteceu...
Intensificou-se o extrativismo sem reposição dessa espécie vegetal. Se hoje ainda conhecemos o pau-brasil, é porque ele vem sendo cultivado por meio de sementes, em áreas de preservação ambiental.
O processo da colonização foi se intensificando, e com os novos habitantes foram sendo introduzidas outras plantas de espécies diferentes das existentes por aqui.
Vieram os ciclos da cana-de-açúcar do ouro, do café, do cacau, do gado, dê soja e das indústrias.
A forma de plantio adotada não era adequada ao tipo de solo e de clima. Empregavam a rotina de fogo na mata para limpar o terreno (técnica que aprenderam com os índios) e do plantio morro-abaixo, o que favoreceu a erosão pelas águas das chuvas, muito abundantes nas regiões tropicais.
Assim os ricos solos de terra roxa, espalhados por várias regiões de nossa terra, foram pouco a pouco perdendo seus nutrientes.
Os índios, ao cultivar a terra, também alteraram a natureza porque dela retiravam materiais, mas sem intenção exploratória. Quando suas terras perdiam a fertilidade, praticavam a rotação de terras, ou seja, buscavam outras áreas como alternativas para o plantio, deixando para trás as terras fracas, mal-usadas e improdutivas.
Por meio da agricultura, o ser humano tem provocado alterações nos solos do planeta. Ficando a terra desprovida de vegetação, a erosão se intensifica e o solo, que demorou milhares de anos para ser criado, pode desaparecer em poucos meses.
Hoje, vemos milhares de hectares de vegetação nativa substituídos por pastos, agricultura e cidades.
Você pode imaginar o que todas essas modificações introduzidas na natureza têm acarretado para o solo? Até quando os ecossistemas brasileiros suportarão tantas agressões em função das necessidades humanas? O que fazer para que as gerações atuais deixem a visão imediatista e se preocupem com as gerações futuras?
O crescimento econômico, social e cultural de uma nação pode ocorrer de duas formas: uma delas aponta para a industrialização do país para torná-Io desenvolvido a todo custo, e a outra propõe um tipo de desenvolvimento que se chama desenvolvimento sustentável.
Esse tipo de desenvolvimento propõe refletir sobre a qual idade de vida e a redução da desigualdade social, permitindo o acesso aos recursos naturais, desde que haja a preservação da diversidade natural e sociocultural.
Sílvia Bortolozzo e Suzana Maluhy. Ciências 5ª série. São Paulo: Escala Educacional, s.d. (Série Link da Ciência) Adaptado
TEXTO 3
Leia o texto a seguir e observe-o com atenção.
Disponível em> www.cienciahoje.uol.com.br (trecho) Acesso: 02/09/2007
Qual das alternativas constitui DIFERENÇA entre os textos 2 e 3?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 14 e 15 referem-se à tirinha a seguir, que diz respeito às Variações Linguísticas.
Leia-a e observa-a com muita atenção.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.educacional.com.br/ – 23/11/2010 – adaptado.
Conversando com os colegas e olhando em um dicionário, ESCREVA NO CADERNO o significado das palavras utilizadas pelo personagem que representa na tirinha ‘o novo namorado da filha’: VOSMECÊ e PARVOÍCE.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las adivinanzas y escribe qué accesorio deportivo o juguetes es.
Va de red a red
una y otra vez
pasando otra red:
alguna que otra vez
va en ella a caer:
Disponible en:http://goo.gl/uzHDzg. Acceso el: 28 mar. 2015.
A)_____________________________________________________________________________________________
Solamente saber volar
si el viento se pone a soplar,
y por su cola colgando
tú le vas hilo dando.
Disponible en:http://goo.gl/uzHDzg. Acceso el: 28 mar. 2015.
B)_____________________________________________________________________________________________
Yo-yo me subo,
yo-yo me bajo;
si lo adivinas
eres muy majo.
Disponible en: http://www.adivinanzasparaninos.es/category/adivinanzas-de-juegos-y-juguetes/. Acceso el: 28 mar. 2015.
C)_____________________________________________________________________________________________
Soy el juguete más apreciado
para las niñas como regalo.
Disponible en: http://www.adivinanzasparaninos.es/category/adivinanzas-de-juegos-y-juguetes/. Acceso el: 28 mar. 2015.
D)_____________________________________________________________________________________________
- História | 6.15 Descolonização
(UEPB) Foi a partir de 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, que o processo de descolonização na Ásia e na África ganhou força. Até o início da década de 70 do século XX, cerca de 40 países reafirmaram suas independências, se opondo à dominação efetivada pelas potências capitalistas do mundo ocidental.
Assinale a alternativa que possui três fatores que influenciaram na descolonização afro-asiática.